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- Aplicação de sondagens indirectas no turismoPublication . Pereira, Luis Nobre; Coelho, Pedro S.Na maioria das sondagens realizadas na área do turismo não existe uma base de amostragem da população alvo. Em seu lugar, pode existir uma base de amostragem formada por unidades de amostragem de outra população, as quais estão relacionadas, de alguma forma, com as unidades estatísticas de análise que se pretendem inquirir. Esta situação provoca um problema no que concerne à dificuldade de associar uma probabilidade de inclusão a cada unidade amostral da população alvo. Uma solução para esse problema consiste em aplicar o método de sondagem indirecta e utilizar o Método de Partilha de Pesos Generalizado (MPPG) desenvolvido por Lavallée (1995, 2002), na atribuição dos pesos de estimação a cada unidade amostral da população alvo. Este artigo é dedicado à apresentação do método de sondagem indirecta e da forma de determinação dos pesos da estimação, através do MPPG, e a sua adaptação à resolução de problemas de estimação na área do turismo em ambiente aberto.
- Estimação em pequenos domínios do preço médio de transacção da habitaçãoPublication . Pereira, Luis Nobre; Coelho, Pedro S.O Instituto Nacional de estatística de Portugal pretende produzir estimativas dos preços médios de transacção da habitação para os concelhos e para as regiões de Portugal classificados ao nível III da nomenclatura das Unidades Territoriais para fins estatísticos.
- Sondagens a turistas: como medir o erro amostral?Publication . Pereira, Luis; Ferreira, Lara NNa maioria das sondagens realizadas na área do turismo não tem existido preocupação na mediação do erro amostral das estimativas produzidas para os parâmetros de interesse. Desta forma, uma vez realizada uma sondagem a turistas e publicados os seus resultados, desconhece-se geralmente quão próximas se encontram estas estimativas dos respectivos verdadeiros valores dos parâmetros populacionais desconhecidos. Este artigo pretende fazer uma revisão das principais metodologias existentes para medir o erro amostral em sondagens a turistas.
- Estimação de modelos lineares gerais mistos utilizando o SAS®Publication . Pereira, Luis Nobre; Ferreira, Lara NoronhaO Modelo Linear Geral Misto (MLGM) enquadra-se numa classe de modelos que tem sido tradicionalmente analisada através de procedimentos de análise de variância.