Repository logo

Sapientia

UAlg Scientific Repository

 

About Sapientia

SAPIENTIA brings together all scientific publications produced by teachers, researchers, and students (theses and dissertations) from the University of Algarve and cooperating entities (ULSALG-Unidade Local de Saúde do Algarve and Ciência Viva network centers in the Algarve) and aims to maximize their visibility, ensure easy access to this collection, improve the public impact of the scientific activity of the University and other entities, as well as ensure the preservation of their memories.

Notice

To search publication by UAlg's authors use 'Entities | Persons' menu, instead of 'Browse Repository | By author'.

Recent Submissions

Investigação em arte, ensino e experiências transcontinentais
Publication . Sales, José Albio Moreira de; Tavares, Mirian
A organização deste livro é um esforço no sentido de divulgar pesquisas no campo da arte/educação e média arte digital produzidas por docentes/pesquisadores que atuam no Brasil, Portugal, Cabo Verde, Marrocos e Macau. A iniciativa teve como ponto de partida a colaboração entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade do Algarve (UAlg), envolvendo, dentre outros setores destas instituições, o Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE e o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da UAlg. Foi essa constante interlocução que nos levou a organizar este livro, dando continuidade a um diálogo profícuo entre as nossas instituições.
Paulo Freire e a educação como obra de arte: ensinar exige ética e estética
Publication . Carlos, Elter Manuel
A reflexão educacional, no construto dialógico das suas dimens.es ético-crítica e epistemológica, faz do investigador-professor um hermeneuta e intérprete do sentido, pondo-o à escuta da energia e da força dos (con)textos e dos discursos pedagógicos, que, no curso da historicidade, inscrevem-se na existência enquanto verdadeiros espaços de signific(ação). Ela cria no intérprete (educador/educando; investigador) um estado de alma que o permite escutar o que está explícita ou implicitamente dito. Revela-se, assim, de inevitável e assaz importância estar-se apto a questionar o(s) (con)texto(s) e deixar-lhes vir à luz através da lógica da fecundidade da pergunta (Gadamer,1999). É nesta lógica que (con)sentimo-nos interrogados pelos (con)textos de Paulo Freire e, a partir de tal atitude, ousamos empreender este ensaio de interpretação filosófica como via de pensar a educação como obra de arte.
Investigação em arte, ensino e experiências transcontinentais
Publication . Sales, José Albio Moreira de; Tavares, Mirian
A organização deste livro é um esforço no sentido de divulgar pesquisas no campo da arte/educação e média arte digital produzidas por docentes/pesquisadores que atuam no Brasil, Portugal, Cabo Verde, Marrocos e Macau. A iniciativa teve como ponto de partida a colaboração entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade do Algarve (UAlg), envolvendo, dentre outros setores destas instituiç.es, o Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE e o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da UAlg. Foi essa constante interlocução que nos levou a organizar este livro, dando continuidade a um diálogo profícuo entre as nossas instituições.
Projeto invitro: no caminho da democratização e da transdisciplinaridade entre artefatos, experiências e pensamento criativo
Publication . Fernandes Marcos, Adérito; Moita da Silva Pereira, Selma Eduarda
O projeto INVITRO, ou simplesmente INVITRO, foi lançado como um centro transdisciplinar no cruzamento entre arte, tecnologia e ciência, assumindo como foco primordial a investigação, desenvolvimento e experimentação baseada na criação e desenvolvimento de artefatos (tecnológicos digitais e híbridos); tendo tido como fundadores a Universidade Aberta de Portugal, o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, Portugal e a Artech-Int– Associação Internacional de Arte Computacional. O /rRO visa estabelecer práticas de democracia cognitiva, abrindo janelas (invitros) entre e com as disciplinas, conhecimento, pensamento crítico e criativo, em torno do processo de criação digital de índole artística e experimental de artefatos, enquanto abarca outras dimens.es humanas como a espiritualidade, o divertimento e a emotividade.
A/r/cografia no ensino e prática artística: a experiência no doutoramento em média-arte digital
Publication . Jorge Agostinho Alves da Veiga, Pedro
Este texto propõe apresentar, enquadrar e demonstrar uma metodologia de investigação criativa suportada em prática artística, a a/r/cografia, especificamente orientada para a investigação e prática no domínio das artes digitais. Pretende, assim, divulgar e promover a sua utilização noutras instituições e, eventualmente, em contextos de ensino. Para isso, será feita uma sua apresentação teórica prévia, incluindo as abordagens metodológicas que estão em sua origem, conceitos-chave e etapas constitutivas.