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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em educação pré-escolar, no ano lectivo de 2010/2011, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, foi elaborado em contexto de jardim de infância.
Inclui um estudo com incidência na área da Matemática, particularmente na resolução de problemas com crianças de quatro anos de idade.
A investigação teve como objectivo compreender os processos utilizados pelas crianças na resolução de problemas e as dificultadas por eles sentidas.
Foi adoptada uma metodologia de natureza qualitativa na modalidade de observação participante.
Desenvolveram-se várias experiências de resolução de problemas, tendo revelado que, para as situações propostas, as crianças recorreram com frequência a processos de contagem, usando os objectos ou os dedos. As dificuldades reveladas relacionam-se com o cálculo mental, pois somente são capazes de resolver os problemas quando visualizam os objectos. Outra dificuldade relaciona-se com problemas de subtracção, nomeadamente com o sentido de tornar igual (completar)
Description
Dissertação de mest., Educação Pré-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Pré-escola Matemática Resolução de problemas Sentido do número e das operações Processos Dificuldades