Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A matemática e a resolução de problemas por crianças de 4 anos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
1º parte.pdf148.39 KBAdobe PDF Download
2º parte.pdf1.25 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em educação pré-escolar, no ano lectivo de 2010/2011, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, foi elaborado em contexto de jardim de infância. Inclui um estudo com incidência na área da Matemática, particularmente na resolução de problemas com crianças de quatro anos de idade. A investigação teve como objectivo compreender os processos utilizados pelas crianças na resolução de problemas e as dificultadas por eles sentidas. Foi adoptada uma metodologia de natureza qualitativa na modalidade de observação participante. Desenvolveram-se várias experiências de resolução de problemas, tendo revelado que, para as situações propostas, as crianças recorreram com frequência a processos de contagem, usando os objectos ou os dedos. As dificuldades reveladas relacionam-se com o cálculo mental, pois somente são capazes de resolver os problemas quando visualizam os objectos. Outra dificuldade relaciona-se com problemas de subtracção, nomeadamente com o sentido de tornar igual (completar)

Description

Dissertação de mest., Educação Pré-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011

Keywords

Pré-escola Matemática Resolução de problemas Sentido do número e das operações Processos Dificuldades

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License