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Das políticas às práticas de educação de adultos: lógicas de acção, sentidos e modos de apropriação localmente produzidos

dc.contributor.authorMartins, João
dc.date.accessioned2015-09-15T14:20:37Z
dc.date.available2015-09-15T14:20:37Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA investigação científica em torno do conceito de acção pública tem vindo a ganhar uma relevância acrescida nas sociedades ocidentais contemporâneas à medida que o Estado deixa de ser o actor central e hegemónico na implementação das políticas públicas e novos actores intervêm na arena pública produzindo uma reconfiguração das políticas no sentido de uma construção colectiva dos modos de produzir a acção pública. Esta obra é assim um contributo a partir da perspectiva sociológica para a inteligibilidade social da produção das políticas públicas na sociedade portuguesa a partir de um analisador privilegiado, o programa de política educativa designado por Iniciativa Novas Oportunidades. A análise desta medida de política pública permite-nos dizer que o Estado contemporâneo passa por uma reconfiguração na forma de produção da acção pública em que as suas finalidades instrumentais/poiéticas se sobrepõem claramente às suas finalidades éticas. Constrangido por cima por actores multinacionais e transnacionais (de que a Troika é um bom exemplo) nas suas decisões, acções e recursos, o Estado que deixa de poder pôr em prática as políticas públicas por si só passa a agir numa lógica procedimental mobilizando para o cumprimento das suas finalidades os múltiplos "parceiros" da sociedade dita civil. A acção pública assim produzida resulta do trabalho poiético que os múltiplos actores no terreno diferencialmente posicionados são capazes de produzir articulando lógicas de acção múltiplas e não poucas vezes contraditórias.por
dc.identifier.isbn978-989-689-397-2
dc.identifier.otherAUT: JRM02007;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/6763
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEdições Colibripor
dc.relation.publisherversionhttp://www.edi-colibri.pt/Detalhes.aspx?ItemID=1854por
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectAcção públicapor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.titleDas políticas às práticas de educação de adultos: lógicas de acção, sentidos e modos de apropriação localmente produzidospor
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citation.titleDas políticas às práticas de educação de adultos: lógicas de acção, sentidos e modos de apropriação localmente produzidospor
person.familyNameMartins
person.givenNameJoão Eduardo
person.identifier.ciencia-id0017-FC9E-61D6
person.identifier.orcid0000-0002-7839-1799
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typebookpor
relation.isAuthorOfPublication22138d37-d8b9-4b3b-bf52-601d47f4a547
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