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Das políticas às práticas de educação de adultos: lógicas de acção, sentidos e modos de apropriação localmente produzidos
dc.contributor.author | Martins, João | |
dc.date.accessioned | 2015-09-15T14:20:37Z | |
dc.date.available | 2015-09-15T14:20:37Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A investigação científica em torno do conceito de acção pública tem vindo a ganhar uma relevância acrescida nas sociedades ocidentais contemporâneas à medida que o Estado deixa de ser o actor central e hegemónico na implementação das políticas públicas e novos actores intervêm na arena pública produzindo uma reconfiguração das políticas no sentido de uma construção colectiva dos modos de produzir a acção pública. Esta obra é assim um contributo a partir da perspectiva sociológica para a inteligibilidade social da produção das políticas públicas na sociedade portuguesa a partir de um analisador privilegiado, o programa de política educativa designado por Iniciativa Novas Oportunidades. A análise desta medida de política pública permite-nos dizer que o Estado contemporâneo passa por uma reconfiguração na forma de produção da acção pública em que as suas finalidades instrumentais/poiéticas se sobrepõem claramente às suas finalidades éticas. Constrangido por cima por actores multinacionais e transnacionais (de que a Troika é um bom exemplo) nas suas decisões, acções e recursos, o Estado que deixa de poder pôr em prática as políticas públicas por si só passa a agir numa lógica procedimental mobilizando para o cumprimento das suas finalidades os múltiplos "parceiros" da sociedade dita civil. A acção pública assim produzida resulta do trabalho poiético que os múltiplos actores no terreno diferencialmente posicionados são capazes de produzir articulando lógicas de acção múltiplas e não poucas vezes contraditórias. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-689-397-2 | |
dc.identifier.other | AUT: JRM02007; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/6763 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Edições Colibri | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.edi-colibri.pt/Detalhes.aspx?ItemID=1854 | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Acção pública | por |
dc.subject | Educação de adultos | por |
dc.title | Das políticas às práticas de educação de adultos: lógicas de acção, sentidos e modos de apropriação localmente produzidos | por |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
oaire.citation.title | Das políticas às práticas de educação de adultos: lógicas de acção, sentidos e modos de apropriação localmente produzidos | por |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | João Eduardo | |
person.identifier.ciencia-id | 0017-FC9E-61D6 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7839-1799 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | book | por |
relation.isAuthorOfPublication | 22138d37-d8b9-4b3b-bf52-601d47f4a547 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 22138d37-d8b9-4b3b-bf52-601d47f4a547 |
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