Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
47.67 KB | Adobe PDF | |||
58.08 KB | Adobe PDF | |||
34.92 KB | Adobe PDF | |||
164.15 KB | Adobe PDF | |||
81.38 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Tendo em conta a importância da formação para uma acção educativa adequada às
crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais, integradas no ensino
regular, procurou-se através do presente estudo, averiguar junto de uma amostra
constituída por oitenta professores do 1º ciclo: (1) a sua percepção sobre a formação
contínua; (2) as limitações sentidas no trabalho com crianças portadoras de
Necessidades Educativas Especiais; (3) que tipo de acções de formação foram
frequentadas na área das NEE ou em áreas afins; (4) qual o contributo dessas acções
para o seu desenvolvimento profissional; (5) como agem perante os alunos
portadores de NEE. Possui também este estudo a finalidade de levar os docentes a
reflectir sobre os seus conhecimentos e técnicas para trabalhar com alunos com
Necessidades Educativas Especiais (NEE).
Procurou-se questionar todos os docentes do primeiro ciclo, de apoio e titulares de
turma, dos agrupamentos de escolas de Amareleja, Barrancos, Moura, Pias, Serpa e
Vila Nova de S. Bento, sobre as suas experiências quanto à formação contínua, de
uma forma geral, e a formação em educação especial, de maneira mais restrita.
O nosso estudo, de carácter exploratório, desenvolveu-se em torno de duas
abordagens teóricas: Formação Contínua de Professores e Necessidades Educativas
Especiais.
Após a análise e interpretação dos resultados pudemos concluir que os inquiridos,
apesar de deixarem entender que a Formação Contínua poderá contribuir para uma
melhor eficácia do processo educativo promovendo o seu desenvolvimento pessoal e
PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA - LIMITAÇÕES E EFICÁCIA EM CONTEXTOS DE 1ºCICLO
– A Vertente da Educação Especial.
profissional, sentem dificuldades na acção pedagógica com alunos portadores de
Necessidades Educativas Especiais.
Description
Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007
Keywords
Teses Formação de adultos Formação de professores Formação contínua Ensino especial Necessidades educativas especiais