Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
34.06 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O principal objetivo da presente dissertação foi o de dar um contributo para o
desenvolvimento do turismo na cidade de Faro, na perspetiva de criação de novas
atividades turísticas empresariais, tendo em atenção os constrangimentos atuais a nível
de investimentos públicos. Para alcançar este objetivo o autor propõe-se estudar os
recursos com potencial interesse turístico da cidade de Faro com o intuito de formular
ideias para novas atividades turísticas.
A análise estatística indica que o turismo é um setor em crescimento a nível global, a
nível nacional, regional e até local, dando excelentes indicações sobre a atratividade
deste setor. O concelho de Faro tem uma situação central na região turística consolidada
que é o Algarve, mas é dos concelhos da região menos desenvolvidos em termos
turísticos. A revisão da literatura aponta para soluções enquadradas nas novas
tendências de experiências culturais e criativas, para um novo turista que pesquisa e
adquire viagens na internet, é mais formado e interessado, procurando nos seus
momentos de lazer algumas oportunidades de aprendizagem e enriquecimento cultural.
A metodologia de investigação assenta num estudo exploratório com base no conceito
de Estudo de Caso, realizado através de Análise Documental, Observação Participante,
Análise de Inquéritos a turistas e Entrevistas a painel de peritos, de modo a obter uma
visão abrangente do fenómeno e uma boa base de captação de informação, com o
envolvimento de entidades com responsabilidades no turismo local, peritos,
profissionais de turismo e turistas. Da investigação realizada conclui-se que Faro tem
um forte potencial para desenvolvimento turístico, devendo apostar no curto prazo, na
captação dos turistas que estão alojados noutras regiões do Algarve para uma visita a
Faro, tendo como principais recursos o património histórico e cultural no Centro
Histórico da cidade e o Parque Natural da Ria Formosa. Faro assume-se assim como um
produto complementar para uma visita de um dia, proporcionando experiências criativas
a nível cultural, científico e outras. Na conclusão do estudo são apresentadas algumas
ideias para o desenvolvimento futuro de novos produtos turísticos.
Description
Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2015
Keywords
Turismo Destinos turísticos Cidades Criatividade Atividades turísticas Cultura Algarve - Faro Dieta mediterrânica