Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.35 MB | Adobe PDF | |||
149.91 KB | Adobe PDF | |||
22.87 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste trabalho pretende-se analisar as relações de amizade em crianças de idade pré-escolar, procurando-se aprofundar a temática da amizade no desenvolvimento da criança. Neste sentido, foi realizado um estudo com uma amostra constituída por 21 crianças com idades compreendidas entre os dois e três anos.
Para a realização do estudo foi construído um breve questionário aplicado por entrevista às crianças de forma a dar resposta aos objetivos específicos estipulados. De forma a aprofundar os resultados obtidos, a partir dos dados obtidos através das unidades de análise, foram ainda realizados testes sociométricos, onde foi possível constatar algumas situações interessantes que não teriam sido visíveis de outra forma, nomeadamente as escolhas entre as crianças no âmbito da amizade.
Concluindo, o grupo de crianças investigado revela já ter conceções desenvolvidas sobre o que é para cada um deles a amizade, o melhor amigo e o não amigo, sendo que algumas crianças revelam possuir uma conceção menos instrumental do conceito.
Description
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
Keywords
Educação pré-escolar Amizade Desenvolvimento das crianças Educação familiar Jardim de infância Relações sociais