Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Modos de ler Camões lírico no ensino secundário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
S14_PIRES--Modos_de_ler_Camoes.pdf6.41 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A pedagogia da literatura, no contexto da didáctica, constitui o lugar, por excelência, reservado à construção do conhecimento literário, a partir das práticas de leitura dos textos literários, no sentido de formar leitores competentes. O Capítulo I é dedicado à reflexão, teoricamente ílindamentada, sobre as qualidades da literatura concebidas como valores pedagógicos essenciais, facilitadores da interpretação de textos e, ao mesmo tempo, promotores da transmissão do cânone escolar. O Capítulo II pretende actualizar Modos de ler a Lírica de Camões na perspectiva dos processos de constituição do cânone escolar no contexto dos programas de Português em três momentos da sua evolução (1936-1954; 1964-1986; 1986-2001). Se os textos programáticos orientam as práticas da leitura literária regulando os contextos de reprodução, o mesmo acontece com o dispositivo pedagógico adoptado oficialmente pelos professores na aula de língua e de literatura, o manual escolar. Este recurso reflecte as concepções programáticas e assume o estatuto de mediador do conhecimento literário difundido pela informação textual e paratextual, critérios pedagógicos que configuram os modos de ler os textos. O modo de ler a Poesia Lírica de Camões surge regulado no texto oficial (Programas de Português A e B de 1997 Ensino Secundário) por procedimentos metodológicos que reflectem as concepções actuais do ensino da literatura. Em consequência, o Capítulo III analisa, num corpus de onze manuais escolares de Português, as estratégias interpretativas como formas de recontextualização da leitura literária e metaliterária para concluir sobre as concepções subjacentes às práticas pedagógico-didácticas de leitura dos sonetos camonianos.

Description

Dissertação de mest. em Didáctica das Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2003

Keywords

Lírica Camões Didáctica Leitura Texto Leitor

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License