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Abstract(s)
A pedagogia da literatura, no contexto da didáctica, constitui o lugar, por
excelência, reservado à construção do conhecimento literário, a partir das práticas de
leitura dos textos literários, no sentido de formar leitores competentes.
O Capítulo I é dedicado à reflexão, teoricamente ílindamentada, sobre as
qualidades da literatura concebidas como valores pedagógicos essenciais, facilitadores
da interpretação de textos e, ao mesmo tempo, promotores da transmissão do cânone
escolar. O Capítulo II pretende actualizar Modos de ler a Lírica de Camões na
perspectiva dos processos de constituição do cânone escolar no contexto dos programas
de Português em três momentos da sua evolução (1936-1954; 1964-1986; 1986-2001).
Se os textos programáticos orientam as práticas da leitura literária regulando os
contextos de reprodução, o mesmo acontece com o dispositivo pedagógico adoptado
oficialmente pelos professores na aula de língua e de literatura, o manual escolar. Este
recurso reflecte as concepções programáticas e assume o estatuto de mediador do
conhecimento literário difundido pela informação textual e paratextual, critérios
pedagógicos que configuram os modos de ler os textos.
O modo de ler a Poesia Lírica de Camões surge regulado no texto oficial
(Programas de Português A e B de 1997 Ensino Secundário) por procedimentos
metodológicos que reflectem as concepções actuais do ensino da literatura. Em
consequência, o Capítulo III analisa, num corpus de onze manuais escolares de
Português, as estratégias interpretativas como formas de recontextualização da leitura
literária e metaliterária para concluir sobre as concepções subjacentes às práticas
pedagógico-didácticas de leitura dos sonetos camonianos.
Description
Dissertação de mest. em Didáctica das Línguas e Literaturas Modernas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2003
Keywords
Lírica Camões Didáctica Leitura Texto Leitor