Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A formação em liderança no desempenho do diretor escolar: um estudo de caso numa escola pública de Balsas- Maranhão- Brasil

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O trabalho que ora se apresenta insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, tendo por tema “A formação em liderança no desempenho do diretor escolar: um estudo de caso numa escola pública de Balsas – Maranhão - Brasil, e por objeto de estudo a liderança da Diretora de uma escola do município de Balsas-Brasil. Este estudo procura conhecer e identicar as perceções sobre a importância da formação em liderança e sua contribuição no desempenho do diretor escolar. Pretendemos conhecer de perto as práticas de liderança exercidas pela diretora da escola, estabelecendo uma ligação com a legislação, com as funções e com a formação do diretor escolar no Brasil e a importância que pode assumir a formação em liderança, no desempenho dos diretores escolares no Brasil. No enquadramento teórico sobre a problemática em análise, é feita uma reflexão sobre as funções do Diretor numa organização escolar e a importância da formação deste ator para melhorar o desempenho do seu trabalho. Trata-se de um estudo de caso que usa uma metodologia mista e foca o olhar nas vozes do diretor e do corpo docente. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: o inquérito por entrevista aplicado a diretora da escola e o inquérito por questionário aplicados aos docentes da mesma escola. Do confronto entre o discurso da entrevistada e dos resultados do inquérito por questionário e da revisão da literatura, verificamos que a diretora é uma profissional com experiência e apta para exercer a função. Da mesma forma constatámos que na visão da diretora pesquisada e dos docentes a formação em liderança pode contribuir para melhorar o desempenho do diretor escolar.
The work presented here falls within the scope of the Master's Degree in Educational Sciences, with the theme “Leadership training in the performance of the school principal: a case study in a public school in Balsas - Maranhão - Brazil, and by object of study the leadership of the Director of a school in the municipality of Balsas-Brasil. This study seeks to understand and identify perceptions about the importance of leadership training and its contribution to the performance of the school principal. We intend to get to know closely the leadership practices exercised by the school principal, establishing a link with the legislation, with the functions and with the training of the school principal in Brazil and the importance that leadership training can assume in the performance of school principals in the Brazil. In the theoretical framework on the problem under analysis, a reflection is made on the functions of the Director in a school organization and the importance of training this actor to improve the performance of his work. It is a case study that uses a mixed methodology and focuses on the voices of the director and the faculty. The data collection instruments used were the interview survey applied to the school principal and the questionnaire survey applied to teachers at the same school. From the confrontation between the interviewee's speech and the results of the questionnaire survey and the literature review, we found that the director is a professional with experience and able to perform the function. In the same way, we found that in the vision of the researched principal and teachers, leadership training can contribute to improving the performance of the school principal.

Description

Keywords

Liderança escolar Gestão escolar Escolha do diretor escolar Formação do diretor escolar Funções

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License