Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
21.49 KB | Microsoft Word XML | |||
12.9 KB | Microsoft Word XML | |||
26.89 KB | Microsoft Word XML | |||
605.67 KB | Microsoft Word XML | |||
174.24 KB | Microsoft Word XML |
Authors
Abstract(s)
O presente trabalho, de caráter exploratório, assume-se como sendo qualitativo e descritivo e tem como principal objetivo conhecer o papel da motivação no processo de desenvolvimento e aprendizagem na criança em idade pré-escolar.
Deste modo e, num contexto de Prática de Ensino Supervisionada, foi elaborado o presente estudo referente a três educadoras de infância, com o objetivo de perceber a importância da motivação no desenvolvimento da aprendizagem revelada pelas mesmas, ao longo da educação pré-escolar. Para tal, recorremos à entrevista semiestruturada, realizada a três educadoras de infância, de grupos de idades heterogéneas, de três e de quatro anos de idade, respetivamente.
Aspira-se assim, compreender se, na realidade, são utilizadas estratégias de motivação dentro da sala de atividades e se estas contribuem, de algum modo, para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças.
Em conclusão, verificámos que as três educadoras patenteadas no nosso estudo, recorrem à utilização de estratégias de motivação antes, durante e depois de cada atividade realizada dentro e fora da sala, tendo sempre em consideração os interesses, motivações e necessidades do grupo e de cada criança em particular.
Description
Keywords
Educação pré-escolar Motivação Desenvolvimento Aprendizagem e estratégias de motivação.