Repository logo
 
Publication

Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas – estudo de caso

dc.contributor.authorSilva, Isabel Freitas
dc.contributor.authorBaptista, Ana Catarina
dc.contributor.authorRodrigues, Susana
dc.date.accessioned2022-06-23T11:59:23Z
dc.date.available2022-06-23T11:59:23Z
dc.date.issued2021-04-16
dc.description.abstractO presente artigo resulta de um trabalho de investigação, uma dissertação, que está a ser desenvolvida, no âmbito do Mestrado em Educação Especial, na Universidade do Algarve, cujo tema intitula-se por “Evolução das competências do brincar numa criança com Necessidades Educativas Específicas: Estudo de Caso”. Esta investigação centra-se na importância do brincar livre no desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com necessidades educativas específicas, analisando a evolução das suas competências do brincar, através da sua interação com um ambiente lúdico, com materiais desafiantes e, maioritariamente, ao ar livre. Através do favorecimento do ambiente do brincar, pretende-se contribuir para o desenvolvimento global da criança e para a sua interação em contexto de uma educação inclusiva. Trata-se de um estudo observacional, de natureza longitudinal, que carateriza as competências do brincar da criança em três momentos diferentes, através da Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox. Para além desta escala, foram também aplicados questionários aos restantes participantes, dando a conhecer a perspetiva do brincar e as competências e aprendizagens da criança do estudo em relação ao brincar e ao seu desenvolvimento, por parte dos profissionais de educação que o acompanham e do Encarregado de Educação Considera-se que o ambiente e os materiais que foram dispostos à criança, na sua interação, exploração e estruturação contribuem para estimular e promover as competências do brincar da criança e, posteriormente, através da observação e análise dos resultados obtidos, avaliar a evolução dessas mesmas competências e do seu desenvolvimento global. Caraterizar o ambiente lúdico da criança, avaliando o seu efeito em diversas áreas do seu desenvolvimento global, nomeadamente, ao nível da integração sensorial e da interação e comunicação entre os pares são pontos fundamentais da investigação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/17872
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação e Comunicação - Universidade do Algarvept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectPeças soltaspt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.titleEvolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas – estudo de casopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaropt_PT
oaire.citation.titleIII Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva - Construir a Equidade em tempos de mudançapt_PT
person.familyNameBaptista
person.familyNameRodrigues
person.givenNameAna Catarina
person.givenNameSusana
person.identifier.ciencia-idD514-D6F1-88F5
person.identifier.ciencia-id9D1A-6537-0383
person.identifier.orcid0000-0002-0543-0697
person.identifier.orcid0000-0002-0329-4265
person.identifier.scopus-author-id55125292100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication77b69f2e-1cf6-4452-b13a-0779dd972b85
relation.isAuthorOfPublicationf7e806c8-708d-4caf-9b95-cfe9f3b06e8e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf7e806c8-708d-4caf-9b95-cfe9f3b06e8e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo Final E-book Isabel Freitas Silva.pdf
Size:
728.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format