Publication
Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas – estudo de caso
dc.contributor.author | Silva, Isabel Freitas | |
dc.contributor.author | Baptista, Ana Catarina | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Susana | |
dc.date.accessioned | 2022-06-23T11:59:23Z | |
dc.date.available | 2022-06-23T11:59:23Z | |
dc.date.issued | 2021-04-16 | |
dc.description.abstract | O presente artigo resulta de um trabalho de investigação, uma dissertação, que está a ser desenvolvida, no âmbito do Mestrado em Educação Especial, na Universidade do Algarve, cujo tema intitula-se por “Evolução das competências do brincar numa criança com Necessidades Educativas Específicas: Estudo de Caso”. Esta investigação centra-se na importância do brincar livre no desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com necessidades educativas específicas, analisando a evolução das suas competências do brincar, através da sua interação com um ambiente lúdico, com materiais desafiantes e, maioritariamente, ao ar livre. Através do favorecimento do ambiente do brincar, pretende-se contribuir para o desenvolvimento global da criança e para a sua interação em contexto de uma educação inclusiva. Trata-se de um estudo observacional, de natureza longitudinal, que carateriza as competências do brincar da criança em três momentos diferentes, através da Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox. Para além desta escala, foram também aplicados questionários aos restantes participantes, dando a conhecer a perspetiva do brincar e as competências e aprendizagens da criança do estudo em relação ao brincar e ao seu desenvolvimento, por parte dos profissionais de educação que o acompanham e do Encarregado de Educação Considera-se que o ambiente e os materiais que foram dispostos à criança, na sua interação, exploração e estruturação contribuem para estimular e promover as competências do brincar da criança e, posteriormente, através da observação e análise dos resultados obtidos, avaliar a evolução dessas mesmas competências e do seu desenvolvimento global. Caraterizar o ambiente lúdico da criança, avaliando o seu efeito em diversas áreas do seu desenvolvimento global, nomeadamente, ao nível da integração sensorial e da interação e comunicação entre os pares são pontos fundamentais da investigação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/17872 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação e Comunicação - Universidade do Algarve | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.subject | Peças soltas | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.title | Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas – estudo de caso | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Faro | pt_PT |
oaire.citation.title | III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva - Construir a Equidade em tempos de mudança | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Ana Catarina | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier.ciencia-id | D514-D6F1-88F5 | |
person.identifier.ciencia-id | 9D1A-6537-0383 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0543-0697 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0329-4265 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55125292100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 77b69f2e-1cf6-4452-b13a-0779dd972b85 | |
relation.isAuthorOfPublication | f7e806c8-708d-4caf-9b95-cfe9f3b06e8e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f7e806c8-708d-4caf-9b95-cfe9f3b06e8e |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Artigo Final E-book Isabel Freitas Silva.pdf
- Size:
- 728.44 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format