Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Porque razão se formam os adultos? Motivações e expectativas dos formandos dos cursos de educação e formação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TESE_Porque_razao_se_formam_os_adultos.pdf1.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito da Educação e Formação de Adultos, centra-se no estudo das motivações e expectativas que orientam os adultos na escolha e na frequência de cursos de educação e formação. O objectivo da investigação é contribuir para aprofundar o conhecimento sobre os motivos e as expectativas que conduzem os indivíduos à escolha e à frequência de cursos de educação e formação de adultos. Tendo em conta que se considera que esta problemática constitui a interligação entre o sistema educativo, o mundo do trabalho e a sociedade em geral, construiu-se um quadro teórico de referência a partir de uma abordagem multidisciplinar, de forma a fornecer uma perspectiva compreensiva que pudesse abarcar a complexidade dos fenómenos em questão, na perspectiva da investigação educativa. O presente estudo desenvolveu-se com uma amostra de indivíduos que frequentavam Cursos de Educação e Formação de Adultos de Técnico/a de Acção Educativa, entre o final de 2009 e o início de 2010, no Algarve, sendo composta por 61 indivíduos, 13 do género masculino e 48 do género feminino. Foi utilizado o “Questionário de Motivação para a Formação”, de Carré (2001), traduzido e aplicado pela investigadora, mediante o qual se obteve um conjunto de dados que foram posteriormente analisados à luz do quadro teórico inicialmente construído. Na presente investigação, que é de natureza quantitativa, procedeu-se ao processamento/tratamento dos dados recolhidos através da estatística descritiva, mediante a utilização do Programa Microsoft Office Excel 2007, nomeadamente as medidas de tendência central, a média. Em conclusão verificou-se que os motivos mais seleccionados pelos adultos foram factores extrínsecos como os Motivos Vocacional (Enriquecimento do curriculum vitae), Operacional Profissional (Melhoria do desempenho no trabalho) e Económico (Progressão profissional).

Description

Dissertação de mest., Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010

Keywords

Educação e Formação de Adultos Motivação Expectativa Aprendizagem dos adultos Competência

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License