Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.76 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito da Educação e Formação
de Adultos, centra-se no estudo das motivações e expectativas que orientam os adultos na
escolha e na frequência de cursos de educação e formação.
O objectivo da investigação é contribuir para aprofundar o conhecimento sobre os
motivos e as expectativas que conduzem os indivíduos à escolha e à frequência de cursos de
educação e formação de adultos.
Tendo em conta que se considera que esta problemática constitui a interligação entre o
sistema educativo, o mundo do trabalho e a sociedade em geral, construiu-se um quadro
teórico de referência a partir de uma abordagem multidisciplinar, de forma a fornecer uma
perspectiva compreensiva que pudesse abarcar a complexidade dos fenómenos em questão, na
perspectiva da investigação educativa.
O presente estudo desenvolveu-se com uma amostra de indivíduos que frequentavam
Cursos de Educação e Formação de Adultos de Técnico/a de Acção Educativa, entre o final
de 2009 e o início de 2010, no Algarve, sendo composta por 61 indivíduos, 13 do género
masculino e 48 do género feminino.
Foi utilizado o “Questionário de Motivação para a Formação”, de Carré (2001),
traduzido e aplicado pela investigadora, mediante o qual se obteve um conjunto de dados que
foram posteriormente analisados à luz do quadro teórico inicialmente construído.
Na presente investigação, que é de natureza quantitativa, procedeu-se ao
processamento/tratamento dos dados recolhidos através da estatística descritiva, mediante a
utilização do Programa Microsoft Office Excel 2007, nomeadamente as medidas de tendência
central, a média.
Em conclusão verificou-se que os motivos mais seleccionados pelos adultos foram
factores extrínsecos como os Motivos Vocacional (Enriquecimento do curriculum vitae),
Operacional Profissional (Melhoria do desempenho no trabalho) e Económico (Progressão
profissional).
Description
Dissertação de mest., Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010
Keywords
Educação e Formação de Adultos Motivação Expectativa Aprendizagem dos adultos Competência