Publication
Cultura organizacional escolar, capacidade de trabalho em equipa, interacções entre professores e relação educativa
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Valadas, Sandra Cristina Andrade Teodósio dos Santos | |
| dc.contributor.author | Mendes, Maria Helena Paula Pinto Domingos Guerreiro | |
| dc.date.accessioned | 2018-04-06T12:11:44Z | |
| dc.date.available | 2018-04-06T12:11:44Z | |
| dc.date.issued | 2010 | |
| dc.date.submitted | 2010 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado, Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2010 | pt_PT |
| dc.description.abstract | O desempenho individual dos professores está dependente da cultura escolar de cada instituição de ensino. Paralelamente, esses desempenhos encontram-se ligados ao clima de trabalho e à relação com os colegas; ao tipo de comunicação e à utilização das TIC em situação de trabalho pelos docentes do ensino básico; às motivações, valores pessoais e profissionais que os ori3entam para o trabalho colaborativo; e aos factores pessoais e profissionais. Como questão que norteou o nosso estudo: Em que medida a cultura organizacional da escola influencia a capacidade para o desenvolvimento do trabalho em equipa e qual o seu impacto nas relações interpessoais entre professores do ensino básico? Foi objectivo deste trabalho medir os comportamentos, atitudes, interacções e comunicações de docenteds do ensino básico em situação de trabalho, além de identificar factores que explicassem a fluidez dos canais de comunicação na partilha de informações/comunicações e métodos de trabalho entre os docentes. Para o efeito, seleccionámos dois agrupamentos de escolas dos três ciclos de ensino básico na região Algarvia resultante de uma amostragem por conveniência. Os resultados sugerem a existência de profissionais com diferentes representações sobre a cultura escolar e o trabalho colaborativo, mas permaneceram dúvidas sobre os factores de realização pessoal e profissional dos participantes neste estudo. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10574 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_PT |
| dc.subject | Cultura escolar | pt_PT |
| dc.subject | Comunicação | pt_PT |
| dc.subject | Interacções | pt_PT |
| dc.title | Cultura organizacional escolar, capacidade de trabalho em equipa, interacções entre professores e relação educativa | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.discipline | Observação e Análise da Relação Educativa | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | pt_PT |
| thesis.degree.level | Mestre | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Observação e Análise da Relação Educativa | pt_PT |
