Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto do data visualization na apresentação dos dados e como pode auxiliar na tomada de decisão: estudo sobre PMEs em Faro

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Atualmente, Big Data é um termo em relevância e a visualização de dados está associada a este termo. O entendimento de conceitos como Data Driven Decision Making e Data Storytelling fundamentam ainda mais a teoria de que os dados têm uma importância considerável nas empresas e em como auxilia os gestores na tomada de decisão. Esta dissertação tem como objetivo principal estudar e entender a importância do Data Visualization na tomada de decisão e se os gestores das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) estão utilizando a Visualização dos dados como um auxílio para a tomada de decisão. A primeira etapa baseia-se no estudo dos termos e o contexto teórico foram apoiados em obras científicas já publicadas, livros e sites especializados. Em seguida criou-se o questionário e procedeu-se à recolha de dados através do mesmo. Para finalizar, os resultados foram analisados e interpretados através da ferramenta do Microsoft Power BI. Os questionários serão enviados para empresas a nível regional e nacional para que seja possível interpretar os dados de maneira a comparar com as empresas que atuam além do nível regional. O estudo terá como alvo específico os gestores que estão envolvidos nos processos de tomada de decisão dentro de suas organizações e foram coletadas um total de 108 respostas para esta investigação. O questionário começou a ser partilhado dia 26 de fevereiro de 2024. Após a análise dos resultados, concluiu-se que os dados compreensíveis e os dashboards adequados têm influência na tomada de decisão nas PMEs. Revelou-se que os dados compreensíveis têm um impacto positivo na tomada de decisão, especialmente quando apresentados por meio de dashboards adequados. Por outro lado, os objetivos relacionados com a influência dos dados credíveis e com a formação dos gestores não foram confirmados. Apesar das respostas sobre as formações e a credibilidade dos dados, verificou-se que uma minoria dos gestores possui formação, contudo, os quais acreditam que os dados influenciam na tomada de decisão.
Big Data is currently a relevant term and data visualisation is associated with it. The understanding of concepts such as Data Driven Decision Making and Data Storytelling further substantiate the theory that data is of considerable importance in companies and how it helps managers in decision-making. The main aim of this dissertation is to study and understand the importance of Data Visualisation in decision making and whether Smal and Medium Enterprises (SME) managers in Faro are using Data Visualisation as an aid to decision making. The first stage is based on a study of the terms and the theoretical context, supported by published scientific works, books and specialised websites. Then the questionnaire was created and data was collected using it. Finally, the results were analysed and interpreted using the Microsoft Power BI tool. The questionnaires will be sent to companies at regional and national level so that the data can be interpreted and compared with companies operating beyond the regional level. The study will specifically target managers who are involved in decision-making processes within their organisations and a total of 108 responses were collected for this investigation. The questionnaire began to be shared on 26 February 2024. After analysing the results, it can be concluded that the comprehensible data and appropriate dashboards influence on decision-making in SMEs. It was revealed that comprehensible data has a positive impact on decision-making, especially when presented through appropriate dashboards. On the other hand, the objectives relating to the influence of credible data and the training of managers were not confirmed. Despite the responses on training and the credibility of data, it was found that a minority of managers have training, but still believe that data influences decision-making.

Description

Keywords

Análise de dados PMEs Dashboards Data visualization Data driven decision making Data storytelling Tomada de decisão

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License