Publication
Abordagem aos números decimais e suas operações: a importância de uma “eficaz navegação” entre representações
dc.contributor.author | Ribeiro, Carlos Miguel | |
dc.date.accessioned | 2014-06-26T15:40:00Z | |
dc.date.available | 2014-06-26T15:40:00Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Este artigo foca alguns aspectos e ideias de tarefas a serem exploradas com os alunos relativamente à multiplicação de números decimais, discutindo o conhecimento matemático para o ensino subjacente à preparação e à aplicação de tais tarefas. Discutem-se algumas representações dessa multiplicação e a importância de um rico e fundamentado conhecimento matemático para o ensino como promotor de um conhecimento matemático com significado, por parte dos alunos, por via de uma eficaz navegação entre representações. A escolha das representações pretende, aqui, tornar também evidente o motivo pelo qual, ao multiplicar dois números decimais, o número de casas decimais do produto é a soma dos factores. O texto tem por base um trabalho colaborativo desenvolvido ao longo dos últimos anos com professores do 1º ciclo do ensino básico (alunos com idade entre seis e nove anos), tendo como ponto de partida as discussões ocorridas ali, as reflexões subjacentes e as maiores dificuldades sentidas tanto pelos alunos, como pelos próprios professores. É de salientar que o facto de se abordarem conjuntamente representações dos números em decimais e fraccionários possibilita que os alunos se consciencializem de diferentes representações para um mesmo valor, o mesmo ocorrendo quando se utilizam diversas quantidades como unidades discretas, ou distintos tipos de unidades. Apenas se o professor for detentor de um sustentado conhecimento matemático para o ensino ele poderá recorrer a essas distintas representações de maneira construtiva e de modo a que tenham significado para os alunos. | por |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022011000200013 | |
dc.identifier.issn | 1517-9702 | |
dc.identifier.other | AUT: CMR01849 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/4524 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação | por |
dc.subject | Operações com decimais | por |
dc.subject | Aprendizagens significativas | por |
dc.title | Abordagem aos números decimais e suas operações: a importância de uma “eficaz navegação” entre representações | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | São Paulo, Brasil | por |
oaire.citation.endPage | 422 | por |
oaire.citation.issue | 2 | por |
oaire.citation.startPage | 407 | por |
oaire.citation.title | Educação e Pesquisa | por |
oaire.citation.volume | 37 | por |
person.familyName | Ribeiro | |
person.givenName | Miguel | |
person.identifier.ciencia-id | 7414-6FB9-8CDB | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3505-4431 | |
person.identifier.scopus-author-id | 42862176900 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | f29d7a89-7f34-4612-8711-7f5b61f17470 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f29d7a89-7f34-4612-8711-7f5b61f17470 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2011 - Educ e Pesquisa - Ribeiro (2011) abordagem aos numeros decimais.pdf
- Size:
- 249.38 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.61 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: