Repository logo
 
Publication

Abordagem aos números decimais e suas operações: a importância de uma “eficaz navegação” entre representações

dc.contributor.authorRibeiro, Carlos Miguel
dc.date.accessioned2014-06-26T15:40:00Z
dc.date.available2014-06-26T15:40:00Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste artigo foca alguns aspectos e ideias de tarefas a serem exploradas com os alunos relativamente à multiplicação de números decimais, discutindo o conhecimento matemático para o ensino subjacente à preparação e à aplicação de tais tarefas. Discutem-se algumas representações dessa multiplicação e a importância de um rico e fundamentado conhecimento matemático para o ensino como promotor de um conhecimento matemático com significado, por parte dos alunos, por via de uma eficaz navegação entre representações. A escolha das representações pretende, aqui, tornar também evidente o motivo pelo qual, ao multiplicar dois números decimais, o número de casas decimais do produto é a soma dos factores. O texto tem por base um trabalho colaborativo desenvolvido ao longo dos últimos anos com professores do 1º ciclo do ensino básico (alunos com idade entre seis e nove anos), tendo como ponto de partida as discussões ocorridas ali, as reflexões subjacentes e as maiores dificuldades sentidas tanto pelos alunos, como pelos próprios professores. É de salientar que o facto de se abordarem conjuntamente representações dos números em decimais e fraccionários possibilita que os alunos se consciencializem de diferentes representações para um mesmo valor, o mesmo ocorrendo quando se utilizam diversas quantidades como unidades discretas, ou distintos tipos de unidades. Apenas se o professor for detentor de um sustentado conhecimento matemático para o ensino ele poderá recorrer a essas distintas representações de maneira construtiva e de modo a que tenham significado para os alunos.por
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022011000200013
dc.identifier.issn1517-9702
dc.identifier.otherAUT: CMR01849
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/4524
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade de São Paulo - Faculdade de Educaçãopor
dc.subjectOperações com decimaispor
dc.subjectAprendizagens significativaspor
dc.titleAbordagem aos números decimais e suas operações: a importância de uma “eficaz navegação” entre representaçõespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo, Brasilpor
oaire.citation.endPage422por
oaire.citation.issue2por
oaire.citation.startPage407por
oaire.citation.titleEducação e Pesquisapor
oaire.citation.volume37por
person.familyNameRibeiro
person.givenNameMiguel
person.identifier.ciencia-id7414-6FB9-8CDB
person.identifier.orcid0000-0003-3505-4431
person.identifier.scopus-author-id42862176900
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationf29d7a89-7f34-4612-8711-7f5b61f17470
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf29d7a89-7f34-4612-8711-7f5b61f17470

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2011 - Educ e Pesquisa - Ribeiro (2011) abordagem aos numeros decimais.pdf
Size:
249.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: