Publication
Uma experiência educacional: avaliação do trabalho com o Geometer's Sketchpad na aula de matemática
dc.contributor.advisor | Amado, Nélia | |
dc.contributor.author | Paiva, Júlio | |
dc.date.accessioned | 2012-11-12T10:31:04Z | |
dc.date.available | 2012-11-12T10:31:04Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description | Dissertação de mest., Matemática para o Ensino, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2009 | por |
dc.description.abstract | Com este estudo pretendi investigar as relações existentes entre a avaliação e a aplicação de actividades com o uso do Geometer’s Sketchpad e as suas repercussões nas aulas de matemática, nos alunos e em mim próprio. Com o intuito de estudar este problema, formulei as seguintes questões de investigação: (i) Como deve o professor intervir e que feedback pode ser apresentado aos alunos num contexto de utilização de Ambientes de Geometria Dinâmicos na aula de matemática?; (ii) Como é encarada a utilização destes ambientes pelos alunos? Qual é a importância que os alunos lhes atribuem? Como reagem os alunos a novas estratégias de avaliação? ; (iii) Que formas de avaliação devem ser implementadas numa aula com recurso ao computador de modo a garantir a consistência com a prática de utilização das tecnologias? Tendo por base os objectivos do estudo, adoptei uma metodologia de investigação qualitativa, de tipo interpretativo. A recolha de dados decorreu numa turma de 9º ano, através da observação directa das aulas, da recolha documental de relatórios, inquéritos, teste de duas fases e outros documentos. Foram desenvolvidas nove actividades recorrendo ao Geometer’s Sketchpad no âmbito do estudo das circunferências, polígonos e rotações. Nestas actividades de carácter predominantemente investigativo, os alunos, constroem algumas figuras geométricas desenvolvendo as suas competências no campo da geometria. Como principais conclusões do estudo saliento: (i) O professor deve investir numa boa preparação das actividades a desenvolver nas aulas. Durante as aulas, deve possibilitar que os alunos descubram a matemática apelando à experimentação. No final das aulas deve reflectir sobre as mesmas, para que possa surgir como um dos frutos dessa reflexão, o feedback dado ao trabalho dos alunos com vista à auto-regulação da sua aprendizagem; (ii) No geral, os alunos, encaram a utilização destes ambientes como actividades desprovidas de conteúdos e como situações de divertimento. (iii) Os alunos encaram de boa forma a introdução de estratégias de avaliação diversificadas e em consonância com a prática de utilização das tecnologias, como sejam a observação directa e a realização de relatórios e testes em duas fases com a inclusão de computadores. No entanto, tanto os professores, como os alunos e seus encarregados de educação revelam algumas tensões pelo facto do tipo de avaliação presente nos testes intermédios e exame não ser condizente com aquela acima descrita. | por |
dc.identifier.other | 37.013:51 PAI*Exp Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1813 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | Matemática - estudo e ensino | por |
dc.subject | Geometria - estudo e ensino | por |
dc.title | Uma experiência educacional: avaliação do trabalho com o Geometer's Sketchpad na aula de matemática | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Matemática para o Ensino | por |
Files
Original bundle
1 - 5 of 9
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: