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Impacto do programa de formação e apoio familiar nas competências parentais e na qualidade de vida infantil percebida em Cabo-Verde

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O programa de Formação e Apoio Familiar (FAF) é uma intervenção desenhada com a finalidade de promover a parentalidade positiva e prevenir o maltrato infantil. Este estudo pretende descrever alguns dados preliminares da sua implementação com famílias em risco psicossocial da Ilha da Boavista, Cabo Verde, e analisar se existe ou não uma melhoria nos domínios das competências parentais e da qualidade de vida infantil. O FAF foi dinamizado em 12 sessões grupais, com uma metodologia experiencial e participativa, numa periocidade semanal, durante quatro meses. Participaram 66 pais, maioritariamente mães (85%), com idades entre os 26 e os 56 anos (M = 35.53; DP = 7.27), distribuídos em dois grupos (de intervenção e de controlo). A avaliação foi realizada no pré e pós- -teste. O grupo de intervenção melhorou significativamente as suas pontuações após a intervenção na perceção da eficácia, da satisfação parental e na qualidade de vida das crianças, com um tamanho de efeito moderado. O grupo de controlo não apresentou diferenças significativas entre momentos. O FAF é um programa de intervenção para o desenvolvimento da parentalidade positiva, que promove os sentimentos de eficácia parental e a satisfação parental, o que consequentemente se traduz também em melhores resultados para o desenvolvimento e bem-estar infantil nas famílias em risco psicossocial.
The Family-Based Preventive Intervention (FAF) is a program designed with the aim of promoting positive parenting and preventing child maltreatment. This work objective is to describe some of the preliminary data and its implementation on families at psychosocial risk in Boavista Island in Cape Verde, and to analyse its efficacy in the field of parenting’ competence and children's quality of life. The FAF was dynamized in 12 group sessions, with experiential and participatory methodologies, on a weekly basis, for four months. 66 parents participated, mostly mothers (85%), aged between 26 and 56 years (M = 35.53; SD = 7.27), divided into two groups (intervention and control). The evaluation was carried out in the pre- and post-test, for both groups, measuring parenting competence and children's quality of life. The intervention group significantly improved their post-intervention scores on perceived efficacy, parental satisfaction, and children's quality of life, with a moderate effect size. The control group did not show significant differences between moments. We can conclude that the FAF program is a psychoeducational intervention that promotes feelings of parental efficacy and parental satisfaction, which can produce better results for child development and well-being in families at psychosocial risk.

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Competências parentais Famílias em risco psicossocial Formação e apoio parental Parentalidade positiva Qualidade de vida infantil percebida.

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Coimbra University Press

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