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Events & employer branding at PwC Belgium: internship report

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Abstract(s)

Este Relatório de Estágio retrata o conjunto de atividades desenvolvidas pelo candidato no âmbito do seu estágio curricular, que decorreu na Price Waterhouse Coopers (PwC), empresa localizada na Bélgica, entre setembro e dezembro, de 2023. Um total de 360 horas foram cumpridas. O candidato foi integrado na equipa de eventos e employer branding e teve oportunidade de colaborar em várias tarefas que serão devidamente apresentadas no decurso deste relatório. A PwC Belgium, com uma faturação de cerca de 418,1 milhões de euros em 2023 (PressPwC, 2023), oferece uma gama diversificada de serviços, incluindo serviços de auditoria e seguros, assessoria fiscal, consultoria e apoio aos negócios. A missão da PwC é promover a confiança social e enfrentar desafios significativos. Esta missão é sustentada por um conjunto de valores fundamentais que transcendem as fronteiras geográficas e culturais. Apesar das suas origens diversas, a empresa partilha aspirações e expectativas comuns, tirando partido do seu conhecimento coletivo e das suas ideias para alcançar resultados com impacto. Valores chave em que a PwC se concentra são Atuar com integridade, Fazer a diferença, Cuidar, Reimaginar o impossível (PWC Belgium, 2024). A PwC Bélgica atua em quatro áreas centrais de negócio: garantia, consultoria, serviços fiscais e jurídicos e serviços internos da empresa. Os serviços de garantia avaliam a exatidão e a conformidade da informação financeira, enquanto os serviços de consultoria fornecem orientação estratégica. Os serviços fiscais e jurídicos ajudam a navegar na regulamentação fiscal e a otimizar as posições financeiras. Os serviços internos da empresa tratam das tarefas administrativas, apoiando as operações e a satisfação dos clientes. A PwC é uma empresa global de serviços profissionais que tem as suas raízes no século XIX. Foi fundada por Samuel Lowell Price, em Londres, em 1849, e por William Cooper, em 1854. Em 1865, Price uniu forças com Hoyland e Waterhouse para formar a Price, Waterhouse & Co. Em 1898, Robert H. Montgomery, William M. Lybrand e os irmãos Ross fundaram a Lybrand, Ross Brothers e Montgomery. No século XX, ambas as empresas alargaram a sua presença, incluindo a abertura de escritórios em Bruxelas, em 1921. Em 1957, a Coopers Brothers & Co., a McDonald, Currie and. Co. e a Lybrand, Ross Bros & Montgomery fundiram-se para formar a Coopers & Lybrand. Na década de 1980, a Price Waterhouse deu origem a uma empresa com abrangência mundial. Em 1990, a Coopers & Lybrand fundiu-se com a Deloitte Haskins & Sells, na Bélgica e, em 1998, a PricewaterhouseCoopers foi criada através de uma fusão mundial. Em 2010, a empresa mudou a sua marca com um novo logótipo e uma nova identidade de marca foi lançada. Durante este estágio curricular, plenamente integrado nas atividades da equipa de Eventos e Empoyer Brading, o candidato teve oportunidade de contribuir em múltiplas atividades destinadas a interagir com potenciais recrutas e a reforçar a presença da marca PwC, não apenas no local dos eventos, mas também nas redes sociais. Tal envolveu o envolvimento ativo na gestão da participação da PwC em eventos de recrutamento, coordenação de parcerias e no alinhamento das niciativas com os valores da PwC. Além disso, participou na seleção e briefing dos embaixadores da PwC para estes eventos, supervisionando o fornecimento de materiais de marca e recolhendo feedback tendo em vista contribuir para a melhoria contínua. A colaboração com equipas internas e externas foi essencial para garantir a coesão dos elementos de design gráfico e dos modelos de workshops. Também desempenhou um papel importante na recolha e análise do feedback dos embaixadores e dos estudantes para aperfeiçoar a abordagem da empresa. Além disso, colaborou na organização de eventos internos e tarefas de marketing destinadas a melhorar a marca da PwC em vários canais digitais. Neste contexto, a colaboração do candidato nos esforços de recrutamento e publicidade nas redes sociais, a colaboração com o departamento especializado da PwC Polónia, Service Delivery CenterKatowice, foram cruciais na medida em que esteve ativamente envolvido nos pedidos de anúncios personalizados, nomeadametne detalhando as informações necessárias para garantir a eficácia do anúncio para atingir o público-alvo. Estes anúncios, frequentemente apresentados em revistas universitárias ou em plataformas de redes sociais, tinham como objetivo dar aos estudantes uma visão abrangente da PwC. Também colaborou na criação de imagens para as redes sociais, como gifs animados, para promover eventos de recrutamento futuros. Para aumentar a notoriedade da marca PwC nas redes sociais, colaborou ainda com a equipa de marketing, centrando-se em duas campanhas distintas. A primeira, “Quick Fire Questions”, envolveu entrevistas com funcionários da PwC, mostrando as suas preferências pessoais e dando um vislumbre da cultura da empresa. A segunda campanha, “Follow my Career”, tinha como objetivo realçar as diversas origens dos funcionários da PwC e oferecer informações sobre os percursos profissionais dentro da empresa, fornecendo conselhos valiosos aos futuros alunos. Como preparação para este estágio curricular, o candidato realizou um breve um estudo bibliográfico sustentado em pesquisa documental orientada pelo objetivo melhorar os seus conhecimentos no domínio específico do Employer Branding. Trata-se de uma abordagem de marketing interno que pretende desenvolver e comunicar a empresa como local de trabalho e tem impacto no recrutamento e seleção de colaboradores, atrai e retém talentos. Quando focado em recém-licenciados, esta abordagem aconselho o foco na oportunidade e não o emprego em si. O salário revela ser o aspeto mais importante para atrair estudantes e recém-licenciados no momento da decisão quanto ao primeiro emprego, mas o percurso profissional e o crescimento profissional são também considerações importantes. Os licenciados enfrentam obstáculos num mercado de trabalho tão competitivo, nomeadamente a falta de experiência profissional relevante, a informação limitada, o baixo capital social e os custos elevados. Para ultrapassar estes obstáculos, os licenciados devem envolver-se em ações de recrutamento eficazes, tais como feiras de emprego. Esta oportunidade de estágio revelou-se, pois, extremamente importante para o candidato que, em fase de conclusão do mestrado em Management pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, reuniu uma notável experiência que contribui para enriquecer o seu Curriculum Vitae e, assim, contribuir para encontrar novas oportunidade de trabalho na área.
In December 2023, I completed a mandatory internship at Price Waterhouse Coopers (PwC) Belgium, focusing on Events & Employer Branding. PwC Belgium is a leading provider of professional services in Belgium, offering a diverse array of services including audit and assurance, tax advisory, consulting, and deals services. The firm's mission is to foster societal trust and address significant challenges, underpinned by a shared set of core values. During my internship, I contributed to various activities aimed at engaging with potential recruits and enhancing PwC's brand presence. This involved managing PwC's participation in recruitment events, coordinating partnerships, and ensuring alignment of communications with PwC's values. I also assisted in organizing in-house events and contributing to marketing tasks.Collaboration with PwC Poland's specialized department, Service Delivery Center Katowice, was crucial in recruitment endeavors and social media advertising efforts. I conducted a literature study and desk research to improve my knowledge in this specific domain. Research shows that the key to recruiting fresh college graduates is to convince them based on the opportunity rather than on the job function itself. Employers should be flexible, open to uncertainty, and provide tips and guidance to help students prepare for job opportunities. PwC collaborated with the marketing team to enhance its social media brand awareness through two campaigns: "Quick Fire Questions" and "Follow my Career." The campaigns focused on showcasing PwC employees' personal preferences and company culture, while also highlighting diverse backgrounds and career paths. Research suggests that graduates should focus on career path and growth over salary. Recruitment events, such as job fairs, can help companies showcase their organization, culture, and career opportunities to students.

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PwC Bélgica Eventos de recrutamento Employer branding Estágio

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