Fatores determinantes na manutenção da relação de compromisso entre os Alumni e a Alma Mater. O caso da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve

Dissertação.pdf1.55 MBAdobe PDF Download

As instituições de ensino superior e particularmente as portuguesas, enquanto agentes ativos na promoção do desenvolvimento, estão sujeitas à conjuntura económicofinanceira, social e demográfica que caracteriza os dias de hoje, aos quais se juntam mudanças significativas impostas pela globalização, pela evolução da sociedade do conhecimento e desenvolvimento tecnológico. O desafio colocado pela diminuição gradual do número de estudantes, diminuição de financiamentos, reestruturação da rede e oferta formativa, entre outros aspetos, dita o repensar de estratégias, nomeadamente, na reformulação dos relacionamentos com os estudantes. Esta dissertação pretende ser um contributo na obtenção de informações úteis para a definição de estratégias tendentes à manutenção de relações duradouras com os alumni, por serem reconhecidamente parceiros que as instituições de ensino superior não podem menosprezar. Através da técnica de análise de equações estruturais, pretendemos testar um modelo conceptual teórico que estabelece relações de dependência entre os fatores de satisfação e imagem, em relação ao fator compromisso. Da aplicação de um questionário online, a uma amostra de 2544 alumni da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve (UAlg), com uma taxa de resposta de 25%, concluímos que a imagem do ensino, a imagem da comunicação e a satisfação com o ambiente social e académico são os fatores determinantes para a continuidade da relação de compromisso entre os alumni e a alma mater. Os modelos de medida e estrutural revelaram bons índices de ajustamento e qualidade e os pesos fatoriais deram-nos informações úteis sobre os diferentes itens de cada um dos fatores.

Dissertação de mestrado, Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2014

Gestão empresarial Ensino superior Imagem Satisfação Compromisso Equações estruturais