Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.55 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
As instituições de ensino superior e particularmente as portuguesas, enquanto agentes
ativos na promoção do desenvolvimento, estão sujeitas à conjuntura económicofinanceira,
social e demográfica que caracteriza os dias de hoje, aos quais se juntam
mudanças significativas impostas pela globalização, pela evolução da sociedade do
conhecimento e desenvolvimento tecnológico. O desafio colocado pela diminuição
gradual do número de estudantes, diminuição de financiamentos, reestruturação da rede
e oferta formativa, entre outros aspetos, dita o repensar de estratégias, nomeadamente,
na reformulação dos relacionamentos com os estudantes.
Esta dissertação pretende ser um contributo na obtenção de informações úteis para a
definição de estratégias tendentes à manutenção de relações duradouras com os alumni,
por serem reconhecidamente parceiros que as instituições de ensino superior não podem
menosprezar.
Através da técnica de análise de equações estruturais, pretendemos testar um modelo
conceptual teórico que estabelece relações de dependência entre os fatores de satisfação
e imagem, em relação ao fator compromisso.
Da aplicação de um questionário online, a uma amostra de 2544 alumni da Escola
Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve (UAlg),
com uma taxa de resposta de 25%, concluímos que a imagem do ensino, a imagem da
comunicação e a satisfação com o ambiente social e académico são os fatores
determinantes para a continuidade da relação de compromisso entre os alumni e a alma
mater. Os modelos de medida e estrutural revelaram bons índices de ajustamento e
qualidade e os pesos fatoriais deram-nos informações úteis sobre os diferentes itens de
cada um dos fatores.
Description
Dissertação de mestrado, Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2014
Keywords
Gestão empresarial Ensino superior Imagem Satisfação Compromisso Equações estruturais