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Garantir o acesso e a retenção nos sistemas de ensino superior é um imperativo legal e moral que as instituições e as administrações devem assegurar. No entanto, apesar do aumento do número de estudantes com deficiência inscritos no ensino superior (ES) ter aumentado, as taxas de graduação deste grupo de estudantes são inferiores às dos seus pares sem deficiência (Francis et al., 2019).
No domínio da educação, as últimas três décadas em Portugal registaram importantes avanços na construção de escolas inclusivas (Alves, Pinto & Pinto, 2020) e na inclusão de crianças e jovens com deficiência nas escolas regulares. As alterações legislativas ocorridas entre 1991 e 2018 contribuíram para o desenvolvimento da educação inclusiva e para a construção de escolas inclusivas (Alves, 2019) com impacto na educação pré-escolar, no ensino básico e no ensino secundário, uma realidade reconhecida internacionalmente (OCDE, 2022; All Means All, 2018).
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Direitos Humanos Escola Inclusiva Licenciados Universitários
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Escola Superior de Educação e Comunicação , Universidade do Algarve