Publication
Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses
dc.contributor.author | Valadas, Sandra T. | |
dc.contributor.author | Ribeiro Gonçalves, Fernando | |
dc.contributor.author | Faísca, Luís | |
dc.date.accessioned | 2013-10-09T15:29:28Z | |
dc.date.available | 2013-10-09T15:29:28Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Neste estudo são analisadas as abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino características de estudantes universitários. Foi nossa intenção construir uma versão portuguesa do Approaches and Study Skills Inventory for Students — short version (Tait, Entwistle & McCune, 1998), aferindo a sua validade e fidelidade numa amostra de estudantes universitários portugueses. Os resultados na validade de constructo e os indicadores de fidelidade do instrumento parecem demonstrar que, no global, o ASSIST avalia os constructos teóricos subjacentes e os estudantes que integraram este estudo parecem, de facto, revelar determinadas formas de abordar as tarefas de estudo e de aprendizagem. São, contudo, de destacar algumas limitações, não só características de instrumentos desta natureza, mas também resultantes dos próprios procedimentos e de alguns resultados menos satisfatórios em algumas das subescalas do inventário. | por |
dc.identifier.other | AUT: SVA01353; FGO00556; LFA00717; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3047 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | CIED - Universidade do Minho | por |
dc.subject | Abordagens ao estudo | por |
dc.subject | Concepções de aprendizagem | por |
dc.subject | Estudantes universitários | por |
dc.subject | ASSIST | por |
dc.title | Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
oaire.citation.endPage | 217 | por |
oaire.citation.issue | 2 | por |
oaire.citation.startPage | 191 | por |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Educação | por |
oaire.citation.volume | 22 | por |
person.familyName | Valadas | |
person.familyName | Ribeiro Gonçalves | |
person.familyName | Faísca | |
person.givenName | Sandra | |
person.givenName | Fernando | |
person.givenName | Luís | |
person.identifier | A-4633-2013 | |
person.identifier.ciencia-id | B110-DAAC-D3B9 | |
person.identifier.ciencia-id | 5719-6727-C596 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0531-8064 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8863-0020 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4859-8817 | |
person.identifier.scopus-author-id | 6503944802 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 7895332c-c734-4e48-9808-2b9a811335a0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 98f4076b-42de-4a05-a1c2-a865bd52e823 | |
relation.isAuthorOfPublication | e21a01b7-3ea3-45b1-97db-f6553ead69a1 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 98f4076b-42de-4a05-a1c2-a865bd52e823 |