A LEGO® terapia como metodologia de intervenção em casos de perturbação da hiperatividade e défice de atenção

Dissertação.pdf4.68 MBAdobe PDF Download

A Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) apresenta-se como um dos mais frequentes distúrbios neuro cognitivos em idade escolar. As dificuldades de ordem académica, pessoal e social sentidas pelas crianças com um diagnóstico deste tipo são por vezes difíceis de gerir e ultrapassar, quer pelas famílias, quer pelos profissionais da Educação. O objetivo deste estudo de caracter misto é analisar de que forma a LEGO® Terapia pode ser vista como uma técnica vantajosa na intervenção dos problemas psicossociais, emocionais e comportamentais verificados nas crianças com esta perturbação. Durante um período de um mês e meio, foram aplicadas onze sessões de LT a três alunos do 5º ano de escolaridade oficialmente diagnosticados com a PHDA. A análise da informação recolhida revela que os alunos intervencionados desenvolveram melhorias no âmbito das suas competências cognitivas, sociais e emocionais. Deste modo, os resultados obtidos são condizentes não só com um nível crescente na capacidade de concentração e manutenção da atenção dos alunos, mas também na qualidade da comunicação que o grupo estabeleceu entre si (discursos orais mais ricos em termos lexicais e estruturais, veiculação de diálogos mais objetivos e melhor organizados). A auto-regulação emocional e comportamental foi igualmente beneficiada na medida em que todos os alunos foram capazes de mostrar atitudes condizentes e ajustadas ao espaço social em causa, contribuindo de forma satisfatória para a realização do trabalho de grupo. Os resultados obtidos corroboram a premissa de que a LT é uma metodologia eficaz na minimização dos problemas advindos do diagnóstico da PHDA, uma vez que permitiu uma clara melhoria nas funções executivas (cognitiva e emocional) dos alunos em causa.
Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is one of the most frequent neurocognitive disorders in school age. The academic, personal and social difficulties experienced by children with a diagnosis of this type are sometimes difficult to manage and overcome, either by families or by education professionals. The aim of this study is to analyse how LEGO® Therapy can be seen as an advantageous technique in the intervention of psychosocial, emotional and behavioural problems seen in children with this disorder. During one and a half months, eleven LT sessions were applied to three 5th grade students officially diagnosed with ADHD. The analysis of the collected data reveals that the students developed improvements in their cognitive, social and emotional skills. For this reason, the results obtained are consistent not only with a growing level of students' ability to concentrate and maintain attention, but also with the quality of communication that the group established among themselves (richer oral speeches lexical and structurally, more objective and better organized dialogues). Emotional and self-regulation skills were also benefited as all students were able to show desirable social behaviour, contributing in a satisfactory way to group work. The obtained results sustain that LEGO® Therapy is an effective methodology to improve executive functions (cognitive and emotional) of children diagnosed with ADHD.

Perturbação da hiperatividade e défice de atenção Educação Inclusiva Necessidades educativas específicas Lego® terapia