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Advisor(s)
Abstract(s)
Com este trabalho pretende-se aprofundar os conhecimentos da forma como
evoluem alguns dos parâmetros físicos e químicos, analisados no âmbito da qualidade
do ar interior, em salas de aula com diferentes sistemas de ventilação.
As salas de aula são espaços com elevado índice de concentração de ocupantes,
com ciclos de utilização não uniformes.
O nível de concentrações de CO2 neste tipo de espaços é revelador da qualidade
da ventilação, pelo que normalmente se assume, que se os níveis de CO2 estiverem
dentro dos limites recomendados os restantes poluentes que dependem directamente da
ventilação, muito provavelmente o estarão.
Este estudo analisa quatro tipos de salas de aula existentes no Campus da Penha
em Faro, com e sem sistemas de ventilação mecânicos, procurando simular a
utilização normal das salas.
Com os resultados das medições e com equações matemáticas conhecidas, foi
estabelecido um conjunto de cálculos numa folha de cálculo, comparando-a com a
evolução da situação real, e deste modo testar um modelo que possa permitir a
simulação de outros tipos de utilização, alterar caudais de ar novo, números de
ocupantes, volume da sala, nível de actividade e dados antroprométricos dos
ocupantes.
Verificou-se que nas salas sem sistemas de ventilação, só com as janelas abertas
será possível manter os poluentes abaixo dos valores indicados no RSECE, mesmo
assim nunca com o máximo de ocupantes.
Nas salas de aula com sistemas de ventilação mecânica os caudais ar novo
indicados no projecto estão abaixo dos níveis actualmente definidos pelo RSECE. A
manutenção dos sistemas de AVAC é inexistente, os filtros de ar estão totalmente
colmatados, pondo em perigo as condições de higiene do ar. Em algumas das salas de
aula, também foi verificado que alguns dos contaminantes têm valores acima dos
valores definidos pelo RSECE, com especial atenção para o CO2, compostos orgânicos
voláteis e partículas PM10.
Description
Dissertação de mest., Energia e Climatização de Edifícios, Instituto Superior de Engenharia, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Qualidade do ar Edifícios escolares Ventilação Ar condicionado