Repository logo
 
Publication

A importância do conhecimento do conteúdo matemático na prática lectiva de uma professora: discutindo um modelo de análise

dc.contributor.authorRibeiro, Carlos Miguel
dc.date.accessioned2014-06-27T12:05:57Z
dc.date.available2014-06-27T12:05:57Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA prática letiva é potenciada e condicionada por um conjunto de dimensões, entre as quais se encontram as cognições do professor (objetivos, crenças e conhecimentos). Todas elas interferem diretamente no processo de ensino, porém, quando lecionamos matemática, os conhecimentos do professor, relativos aos conteúdos, à sua natureza e à forma como os pode tornar perceptíveis para os alunos assumem um papel de relevo, pois, se o professor não possuir um sólido e consistente mathematical knowledge for teaching, as possíveis lacunas que possua transparecem nas oportunidades de aprender que efetiva aos seus alunos. Este artigo apresenta um modelo de análise do trabalho letivo, evidenciado através da prática de uma professora do 1.º Ciclo, discutindo as relações entre as componentes de tal modelo num episódio em que a professora tem por objetivo (declarado a posteriori) consolidar a interpretação/“inferência” de dados a partir de um pictograma anteriormente elaborado. Após a apresentação teórica do modelo e uma sua concretização no episódio referido, discutem-se algumas potencialidades da realização deste tipo de análise e discussão na formação inicial e/ou contínua de professores, de forma a trazer para as discussões aspectos matemáticos e do seu ensino e a não focar apenas questões de natureza educativa em geral.por
dc.identifier.issn2176-1744
dc.identifier.otherAUT: CMR01849;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/4549
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopor
dc.subjectModelação da práticapor
dc.subjectCogniçõespor
dc.subjectMathematical knowledge for teachingpor
dc.titleA importância do conhecimento do conteúdo matemático na prática lectiva de uma professora: discutindo um modelo de análisepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage102por
oaire.citation.issue35por
oaire.citation.startPage71por
oaire.citation.titleZetekitépor
oaire.citation.volume19por
person.familyNameRibeiro
person.givenNameMiguel
person.identifier.ciencia-id7414-6FB9-8CDB
person.identifier.orcid0000-0003-3505-4431
person.identifier.scopus-author-id42862176900
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationf29d7a89-7f34-4612-8711-7f5b61f17470
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf29d7a89-7f34-4612-8711-7f5b61f17470

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2011 - Zetetike - Ribeiro (2011). A importância do conhecimento.pdf
Size:
206.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: