Repository logo
 
Publication

A meditação como estratégia promotora da capacidade de concentração em crianças de 5 anos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorHorta, Maria Helena Martins da Cruz
dc.contributor.advisorLudovico, Olga Maria Teixeira Amaral
dc.contributor.authorOliveira, Marta Filipa Candeias de
dc.date.accessioned2020-08-31T10:35:49Z
dc.date.available2020-08-31T10:35:49Z
dc.date.issued2020-01-14
dc.description.abstractO objetivo do nosso estudo era compreender de que forma a meditação consegue influenciar a concentração das crianças. Para tal, foram realizadas oito sessões de meditação, mediante a disponibilidade e as rotinas do grupo. As evoluções, como o aumento da concentração e a calma na realização dos trabalhos após a realização das sessões de meditação foram registadas no grupo de crianças selecionadas aquando do início deste projeto. As atividades deste relatório são de cariz qualitativo e as técnicas utilizadas para a recolha de dados foram: observação direta, notas de campo e inquérito por entrevista aos protagonistas e à educadora cooperante. As sessões foram levadas a cabo com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. É de ressalvar que apesar de todo o grupo participar ativamente nas sessões, apenas três crianças foram selecionadas para ser o público-alvo da nossa intervenção. Após colocadas em prática as sessões e analisadas as evidências, foi-nos possível concluir que a prática da meditação, além de proporcionar momentos de calma e lazer, também parece ter contribuído para o aumento da concentração por parte das crianças que participaram no estudo.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of our study was to understand how meditation can influence children's concentration. For such, eight meditation sessions were held, taking in account group availability and routines. Developments such as increased concentration and calmness in the work after meditation sessions were recorded in the group of children selected at the beginning of this project. The activities of this report are qualitative, and the techniques used for data collection were: direct observation, field notes and interview with the protagonists and the cooperating educator. The sessions were held with a group of children aged between 3 and 5 years. It should be noted that although the entire group actively participated in the sessions, only three children were selected to be the target audience for our intervention. After putting the sessions into practice and analyzed the evidences, it was possible to conclude that the practice of meditation, besides providing moments of calm and leisure and it seems to have contributed to the increased concentration of the children who participated in the study.pt_PT
dc.identifier.tid202486117pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/14655
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMeditaçãopt_PT
dc.subjectConcentraçãopt_PT
dc.subjectEducação-pré-escolarpt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectImaginaçãopt_PT
dc.titleA meditação como estratégia promotora da capacidade de concentração em crianças de 5 anospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Investigação Versão Final 1.pdf
Size:
562.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format