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A retórica da digressão em Laurence Sterne, Xavier de Maistre e Almeida Garrett

dc.contributor.advisorCarvalho, João Carlos Firmino Andrade de
dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de
dc.contributor.authorGonçalves, Sandra Isabel Guinote Pina
dc.date.accessioned2012-10-29T17:50:32Z
dc.date.available2012-10-29T17:50:32Z
dc.date.issued2005
dc.descriptionDissertação de mest., Literatura, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2005por
dc.description.abstractEste trabalho comparativista consiste na análise da retórica da digressão em três romances dos séculos XVIII e XIX, Sentimental Journey, Voyage autour de ma chambre e Viagens na minha terra, de Sterne, Maistre e Garrett, respectivamente. Pretendemos demonstrar, mediante o estudo dos seus processos retórico-estilísticos, que são romances digressivos e não anti-romances. Primeiramente, apresentaremos dados relativos à história, teoria e métodos da Literatura Comparada. Utilizaremos uma metodologia comparativista resultante da evolução registada no âmbito desta disciplina, segundo a qual os contextos geográficos, culturais, históricos e sociais, em que as obras são criadas, não são descurados no decorrer da análise. Seguidamente, abordaremos questões relacionadas com as origens e pressupostos do Romantismo, por um lado, e com os primeiros sinais e florescimento do romance digressivo, por outro. Procederemos, então, à análise de textos literários que desde o século XVII se revelaram importantes contributos para a imposição do referido subgénero literário. Finalmente, contextualizaremos os supramencionados autores e analisaremos os elementos que tornam os seus textos digressivos, salientando os seus pontos de contacto e de afastamento. Neste âmbito, atentaremos nas relações intertextuais e dialógicas estabelecidas entre os três romances. A permanente apologia da liberdade de imaginação e de interpretação, a paisagem interior e a descrição, o diálogo narrador-escritor/leitor e a retórica da sedução, a ironia romântica, a suposta inexistência de um plano prévio à redacção, a promoção da anti-linearidade e os vários relatos de histórias entrecortados são alguns dos traços que, paradoxalmente, conferem coesão à diegese, permitindo a sua progressão, e que constituem um novo programa de escrita, originalmente, apresentado nestes romances.por
dc.identifier.other82.091 GON*Ret 1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1783
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectRetórica da digressãopor
dc.subjectAnti-romancespor
dc.subjectImaginaçãopor
dc.subjectIronia românticapor
dc.subjectCoesãopor
dc.subjectNovo programa de escritapor
dc.titleA retórica da digressão em Laurence Sterne, Xavier de Maistre e Almeida Garrettpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Literatura. Literatura Comparadapor

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