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A retórica da digressão em Laurence Sterne, Xavier de Maistre e Almeida Garrett
dc.contributor.advisor | Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de | |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Sandra Isabel Guinote Pina | |
dc.date.accessioned | 2012-10-29T17:50:32Z | |
dc.date.available | 2012-10-29T17:50:32Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description | Dissertação de mest., Literatura, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2005 | por |
dc.description.abstract | Este trabalho comparativista consiste na análise da retórica da digressão em três romances dos séculos XVIII e XIX, Sentimental Journey, Voyage autour de ma chambre e Viagens na minha terra, de Sterne, Maistre e Garrett, respectivamente. Pretendemos demonstrar, mediante o estudo dos seus processos retórico-estilísticos, que são romances digressivos e não anti-romances. Primeiramente, apresentaremos dados relativos à história, teoria e métodos da Literatura Comparada. Utilizaremos uma metodologia comparativista resultante da evolução registada no âmbito desta disciplina, segundo a qual os contextos geográficos, culturais, históricos e sociais, em que as obras são criadas, não são descurados no decorrer da análise. Seguidamente, abordaremos questões relacionadas com as origens e pressupostos do Romantismo, por um lado, e com os primeiros sinais e florescimento do romance digressivo, por outro. Procederemos, então, à análise de textos literários que desde o século XVII se revelaram importantes contributos para a imposição do referido subgénero literário. Finalmente, contextualizaremos os supramencionados autores e analisaremos os elementos que tornam os seus textos digressivos, salientando os seus pontos de contacto e de afastamento. Neste âmbito, atentaremos nas relações intertextuais e dialógicas estabelecidas entre os três romances. A permanente apologia da liberdade de imaginação e de interpretação, a paisagem interior e a descrição, o diálogo narrador-escritor/leitor e a retórica da sedução, a ironia romântica, a suposta inexistência de um plano prévio à redacção, a promoção da anti-linearidade e os vários relatos de histórias entrecortados são alguns dos traços que, paradoxalmente, conferem coesão à diegese, permitindo a sua progressão, e que constituem um novo programa de escrita, originalmente, apresentado nestes romances. | por |
dc.identifier.other | 82.091 GON*Ret 1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1783 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Retórica da digressão | por |
dc.subject | Anti-romances | por |
dc.subject | Imaginação | por |
dc.subject | Ironia romântica | por |
dc.subject | Coesão | por |
dc.subject | Novo programa de escrita | por |
dc.title | A retórica da digressão em Laurence Sterne, Xavier de Maistre e Almeida Garrett | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Literatura. Literatura Comparada | por |
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