Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/1758
Título: Multiculturalismo, socialização e integração: os desafios e contributos do ensino/ aprendizagem de uma língua não materna
Autor: Silva, Florbela Adelaide dos Santos Viegas da
Orientador: Carreira, Teresa Pires
Palavras-chave: Multiculturalismo
Socialização
Integração
Educação multicultural
Português língua não materna
Data de Defesa: 2010
Resumo: O trabalho de investigação que ora se apresenta consiste numa dissertação de Mestrado no domínio das Ciências da Educação e da Formação e inscreve-se no tema Multiculturalismo, integração e socialização – Os desafios e contributos do ensino/aprendizagem de uma língua não materna, tendo como objectivos contribuir para a valorização e aprofundamento do ensino/aprendizagem da língua não materna e compreender a relação do ensino com a integração e socialização dos imigrantes nas escolas portuguesas, mais concretamente na região do Algarve onde essa é uma realidade crescente. Numa primeira abordagem, correspondente à delimitação teórica e conceptual, este estudo visa fornecer um quadro teórico e conceptual compreensivo que englobe a complexidade de fenómenos que interagem com a temática do multiculturalismo, percorrendo a revisão bibliográfica existente no âmbito do tema em estudo. Na segunda parte desta investigação, apresenta-se o estudo empírico realizado no âmbito do tema. Esta parte do estudo integra todas as considerações metodológicas inerentes ao processo de abordagem empírica, explicitando os métodos e as técnicas utilizados pela investigadora na recolha de informação, os procedimentos no tratamento e análise das informações, a apresentação dos resultados e as conclusões. Nas conclusões lançam-se, ainda, algumas sugestões para trabalhos futuros. Conclui-se este estudo com a evidência de que o ensino-aprendizagem de uma língua não materna aos alunos de origem estrangeira na escola é um factor determinante na socialização e integração destes alunos na escola e na comunidade em que passam a estar inseridos, numa relação dinâmica e dialéctica. Todavia, esta é uma área na qual ainda há pouca investigação recente, havendo ainda um longo caminho a percorrer no domínio da educação multicultural, a começar pela mudança dos pilares em que assenta a educação em Portugal.
Descrição: Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Sociologia da Educação e da Formação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/1758
Designação: Mestrado em Ciências da Educação e da Formação. Sociologia da Educação e da Formação
Aparece nas colecções:FCH1-Teses
UA01-Teses

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