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O storytelling na formação e na autodeterminação: experiência com voluntários do ensino superior

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Abstract(s)

O voluntariado equipa as pessoas voluntárias com uma série de competências uteis no contexto de ensino superior. Neste contexto assistimos a uma maior integração do voluntariado na missão institucional, bem como preocupação relativa envolvimento e persistência de estudantes em atividades de voluntariado. Assim torna-se pertinente estudar a motivação para o voluntariado, mais especificamente no contexto da Teoria da Autodeterminação. A presente investigação propôs-se a estudar o efeito motivacional (i.e., satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas, Aspirações de Vida e Estilo Regulatórios) de uma Formação com recurso a Storytelling em Estudantes Universitários inscritos em Serviços de Voluntariado. O estudo apresenta um design experimental, com dois grupos de participantes (GI: grupo de intervenção; GC: grupo de controlo). A amostra foi composta por 50 estudantes (GI = 32; GC = 18), 84,0% do sexo feminino e com idades entre os 17-45 anos (M = 23,14; DP = 6,91). A intervenção dividiu-se em duas sessões, e foi aplicado um questionário pré-intervenção e pós-intervenção. Os resultados indicam efeitos positivos na Satisfação da Necessidade Psicológica Básica de Autonomia, transferência de Regulações Externas para Regulações Internas e aumento da Importância atribuída a Aspirações Intrínsecas. Este estudo revela a importância de promover promoção intervenções que incrementem a autoconsciência e a satisfação das NPBs enquanto ingredientes importantes no envolvimento e sustentação do Voluntariado.
Volunteering equips volunteer individuals with a range of valuable skills in the context of higher education. In this context, we observe a greater integration of volunteering into the institutional mission, as well as concerns regarding student engagement and persistence in volunteer activities. Therefore, it becomes relevant to investigate the motivation for volunteering, specifically within the framework of Self-Determination Theory. The present research aimed to examine the motivational effect (i.e., satisfaction of Basic Psychological Needs, Life Aspirations, and Regulatory Styles) of a Storytelling-based training among University Students enrolled in Volunteer Services. The study employed an experimental design with two groups of participants (IG: intervention group; CG: control group). The sample consisted of 50 students (IG = 32; CG = 18), 84.0% of whom were female, ranging in age from 17 to 45 years (M = 23.14; SD = 6.91). The intervention was divided into two sessions, and a pre-intervention and post-intervention questionnaire were administered. The results indicate positive effects on the Satisfaction of the Basic Psychological Need for Autonomy, the transfer of External Regulations to Internal Regulations, and an increase in the Importance attributed to Intrinsic Aspirations. This study underscores the importance of promoting interventions that enhance self-awareness and satisfaction of Basic Psychological Needs as crucial elements in the engagement and sustainability of volunteering.

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Voluntariado Storytelling Necessidades psicológicas básicas Estilos regulatórios Aspirações

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