Repository logo
 

FCH1-Teses

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 1607
  • Competências e gestão do tempo em teletrabalho: Efeitos na satisfação e desempenho
    Publication . Gonçalves, Jéssica Micaela Pereira; Sousa, Cátia Andreia Vera Veríssimo de
    Com a crescente adoção do teletrabalho e do regime híbrido no ambiente laboral moderno, compreender os fatores que influenciam o desempenho e a satisfação dos trabalhadores tornou-se crucial. Este estudo quantitativo tem como objetivo analisar o impacto das competências dos teletrabalhadores e das suas estratégias de gestão de tempo no desempenho laboral e na satisfação profissional, bem como explorar o papel mediador da pressão diária de trabalho nessas relações. Esta investigação envolveu 125 participantes, dos quais 66.4% (n=83) são do género feminino e 33.6% (n=42) do género masculino. A média de idade dos participantes é de 38 anos. Os dados recolhidos através de um questionário estruturado, foram analisados com recurso a estatísticas descritivas, análises de correlação, regressão e mediação. Os resultados indicam que tanto as competências soft quanto as hard no teletrabalho se correlacionam significativamente com os comportamentos de gestão de tempo e a satisfação profissional, mas não influenciam diretamente o desempenho no trabalho. A pressão diária de trabalho medeia a relação entre os comportamentos de gestão de tempo e a satisfação profissional, mas não o desempenho. Estes resultados destacam a importância das competências de teletrabalho e da gestão eficaz do tempo para aumentar a satisfação no trabalho no contexto do teletrabalho, sugerindo também que outros fatores podem influenciar o desempenho laboral. Este estudo contribui para a compreensão das dinâmicas do teletrabalho, proporcionando conhecimentos importantes para o desenvolvimento de políticas organizacionais que apoiem os trabalhadores remotos.
  • Riscos psicossociais e burnout no trabalho: estudo de caso dos assistentes sociais
    Publication . Machado, Vasco Baião; Brás, Maria
    Este estudo foca-se na análise dos riscos psicossociais e do Burnout entre assistentes sociais em Portugal, um grupo profissional particularmente suscetível a níveis elevados de stresse ocupacional devido à natureza emocionalmente exigente do seu trabalho. Para compreender a relação entre Burnout e a profissão, foi aplicado um questionário a assistentes sociais através de diversas plataformas, resultando em 239 respostas válidas. A análise dos dados revelou que, de forma geral, os participantes não apresentam sintomas severos de Burnout. Contudo, foi observada uma correlação significativa entre a sobrecarga de trabalho e a exaustão emocional, um dos principais indicadores da síndrome de Burnout. Um possível motivo para a ausência de sintomas mais pronunciados pode estar relacionado com o facto de a maioria dos respondentes trabalhar com idosos, uma população que, embora exija cuidados contínuos, pode não envolver os mesmos desafios psicossociais de outros grupos mais vulneráveis. Este estudo sugere que o Burnout pode ser mais prevalente em assistentes sociais que trabalham em contextos mais complexos, exigindo uma adaptação constante às realidades políticas, económicas e sociais.
  • Efeito de treino sensoriomotor e fonológico na aprendizagem de um script ortográfico
    Publication . Costa, Rita Joana Brito; Faísca, Luís; Araújo, Susana
    O desenvolvimento dos sistemas de escrita, como os baseados no alfabeto, foi crucial para a evolução das sociedades. A invenção da leitura e da escrita é relativamente recente (cerca de 5500 anos), mas o cérebro é especializado no reconhecimento visual de letras, e capaz de identificar uma letra em apenas 200 milissegundos. A aprendizagem da leitura e da escrita provoca alterações estruturais e funcionais no cérebro, conduzindo à emergência de uma rede neural especializada para letras e palavras no córtex occipitotemporal ventral, a Visual Word Form Area (VWFA). O impacto das experiências de aprendizagem na formação desta rede tem sido amplamente estudado. A literatura indica que o reconhecimento visual de letras beneficia do treino sensoriomotor através da escrita à mão, em comparação com treino visual passivo. Neste estudo, investigamos a eficácia do treino com escrita à mão na automatização do processamento de letras e na leitura. Utilizando um alfabeto artificial, pedimos a 34 participantes adultos que aprendessem 12 pseudoletras, e os seus sons, durante 4 dias através de duas modalidades de aprendizagem: treino visuo-motor (ver e escrever) e treino visual passivo (apenas ver). Antes e após a aprendizagem, os participantes realizaram tarefas para avaliar o reconhecimento visual e a leitura, assim como o tipo de processamento utilizado (analítico versus global). Os resultados mostram que ambos os grupos aprenderam o novo código alfabético, com melhorias nas tarefas de reconhecimento visual de letras e evocação por memória. Contudo, o grupo visuo-motor cometeu menos erros no reconhecimento visual de letras, sugerindo uma vantagem da experiência grafomotora. Contrariamente ao esperado, após otreino, não houve evidência de um processamento específico observado tipicamentepara letras reais, em nenhum dos grupos, possivelmente devido ao curto período de treino, que pode não ter sido suficiente para estabelecer um reconhecimento automatizado das pseudoletras aprendidas.
  • Exigências e recursos laborais: repercussões na interface trabalho - indivíduo
    Publication . Teixeira, Susana de Fátima Silvério; Santos, Joana Conduto Vieira dos
    Num contexto como o atual, caracterizado por uma elevada competitividade e assente na produtividade, é crucial compreender como as exigências e os recursos laborais que afetam os indivíduos e as suas respostas a esses mesmos estímulos. A investigação sobre as exigências e os recursos, e a forte influência na relação entre o trabalho e o indivíduo, representam um papel crucial na compreensão dos fatores que são decisivos no bem-estar e no desempenho dos trabalhadores. É cada vez mais importante avaliar, em que medida as exigências e os recursos existentes nos ambientes laborais impactam a experiência e os resultados, pessoais e profissionais vivenciados. O objetivo deste estudo é o de analisar a relação entre exigências e recursos laborais e a interface (ou ponto de interação/comunicação) com o indivíduo, contribuindo desta forma, para um aumento de estratégias de gestão e orientação por parte das organizações, no sentido de permitir que os trabalhadores se tornem mais eficientes tanto no ambiente familiar como profissional, aumentando a satisfação e o desempenho dos mesmos. A amostra é composta por 275 sujeitos, dos quais 16.4 % do género feminino, 5.1% do género masculino, já 78.2% desta amostra preferiu não responder à questão do género, 55,3% dos participantes exercem funções no setor público. Os nossos resultados confirmam o contributo positivo dos recursos laborais, nomeadamente os Tecnológicos, sobre o desempenho individual. Por outro lado, e no que diz respeito às Exigências, foi a Sobrecarga no trabalho que teve maior impacto nos sujeitos. Este estudo oferece insights sobre como o ambiente de trabalho influencia o comportamento e o bem-estar dos indivíduos. Os resultados corroboram estudos recentes, confirmando a relação entre o modelo das Exigências e Recursos e o Empenhamento Organizacional, destacando a importância desse fator para os resultados organizacionais e individuais.
  • Diferenças individuais na memória autobiográfica: desenvolvimento de uma versão em espanhol da escala “autobiographical recollection test” (art)
    Publication . Puente, Daniela Cristina Guevara; Faísca, Luís; Inácio, Filomena
    Autobiographical Recollection Test (ART) é uma escala curta, de fácil aplicação, que foi desenvolvida por Berntsen et al. (2019) para medir quão bem as pessoas acreditam recordar eventos do seu passado. A criação desta escala visa medir diferenças individuais na capacidade de memória autobiográfica geral, sem a necessidade de recordar eventos autobiográficos específicos, enfatizando as características teorias da experiência de recordar. O presente estudo tem como objetivo proporcionar uma versão em Espanhol do ART, uma vez que atualmente não está disponível na língua espanhola, e avaliar as características psicométricas dessa versão, examinando a sua estrutura fatorial, a sua fiabilidade e a sua correlação com a escala Survey of Autobiographical Memory (SAM). A amostra utilizada no estudo incluiu 185 participantes de diferentes nacionalidades hispanofalantes, maioritariamente feminino (67%), com uma média etária de 41.8 anos (DP = 13.4). A análise da estrutura interna da versão espanhola do ART confirmou o modelo teórico original composto por sete fatores correlacionados. A análise da fiabilidade (alfa de Cronbach e estabilidade temporal) e da validade (convergente, discriminante e de construto) demostrou que as medidas destes sete fatores revelam características psicométricas excelentes, à exceção da dimensão “life story”, que apresentou maior fragilidade ao nível da consistência interna e da validade. Desta forma, a nova versão da ART disponibiliza um instrumento psicometricamente válido para avaliar e estudar a memória autobiográfica na comunidade hispanofalante nativa no mundo, que representa 6,2% da população mundial e é a quarta língua mais falada no mundo.
  • Efeitos na saúde mental dos pais e bem-estar infantil do programa de formação e apoio familiar em Cabo Verde
    Publication . Rodrigues, Miriam Nicole; Nunes, Cristina
    Este estudo investiga a eficácia do Programa de Formação e Apoio Familiar (FAF) em Cabo Verde, que visa melhorar as práticas parentais e promover a saúde mental dos cuidadores e o bem-estar nas crianças; em famílias em situações de risco psicossocial. A investigação foi conduzida com uma amostra de 66 participantes, composta por 56 mães e 10 pais, com idades entre 26 e 56 anos, residentes na Ilha da Boa Vista em Cabo Verde. A amostra foi dividida em dois grupos: um grupo de intervenção, que participou do programa FAF, e um grupo de controle, que não recebeu a intervenção. Para avaliar a eficácia do programa, foram utilizados instrumentos como o KIDSCREEN-27, que mede a qualidade de vida percebida das crianças, e o General Health Questionnaire (GHQ-28), que avalia a saúde mental dos pais. A avaliação foi realizada mediante de um desenho quase-experimental (2x3) com um grupo de intervenção e grupo de controlo, não aleatório com três momentos de avaliação, pré, pós-teste e seguimento após seis meses. Verificou-se um aumento na qualidade de vida percebida das crianças. Em contraste, não houve alterações na saúde mental dos pais que permaneceu estável ao longo do período de intervenção. Nos dois momentos, de pós-teste e follow-up, não houve alterações na perceção da qualidade de vida e na saúde mental dos participantes. Estes resultados sugerem que a intervenção não resultou em melhorias ou deteriorações significativas mantendo a estabilidade dos resultados dos dois instrumentos ao longo do tempo. O que sugere uma boa consolidação da intervenção. Nestes resultados ressaltam a importância da parentalidade positiva como um fator crítico para o desenvolvimento infantil e sugerem que, embora o programa tenha sido eficaz em impactar positivamente a perceção de qualidade de vida das crianças, as intervenções adicionais são necessárias para abordar os fatores que afetam a saúde mental dos pais. Assim, este estudo conclui que programas de apoio à parentalidade, precisam de um enfoque contínuo e adaptativo, levando em consideração o contexto sociocultural para maximizar seu impacto na promoção do bem-estar familiar e melhoria das práticas parentais.
  • Trabalho digno e satisfação com a vida em migrantes portugueses na Suíça: marginalização, volição e adaptabilidade de carreira
    Publication . Cardoso, José Jorge Soares; Vieira, Luís Sérgio
    Este estudo tem como objetivo compreender a relação entre o trabalho digno e a satisfação com a vida, tendo como variáveis de estudo a marginalização, a volição e a adaptabilidade de carreira, no contexto dos migrantes portugueses na Suíça. Para avaliar estas questões, foi realizada uma investigação quantitativa a uma amostra de 118 indivíduos de nacionalidade portuguesa que residem e trabalham na Suíça. Para a recolha de dados, foram aplicados um questionário sociodemográfico e cinco escalas de avaliação. Os dados foram analisados e as hipóteses foram testadas com o recurso ao SPSS, utilizando testes de estatística descritiva, analise correlacional, e testes de regressão. Os resultados obtidos indicam que a marginalização exerce uma influência negativa nas capacidades de volição dos migrantes portugueses na Suíça, enquanto o setor de atividade e a remuneração exercem uma influência positiva sobre a mesma variável. Verificou-se que a dimensão volição apresenta poder preditivo nas quatro dimensões da adaptabilidade de carreira e em três dimensões do trabalho digno. Por fim, verificou-se que apenas a volição e a dimensão controlo da adaptabilidade de carreira tem um poder preditivo na satisfação com a vida. As limitações deste estudo e as futuras direções de investigação serão abordados posteriormente.
  • Patrimônio e comunidade: ruínas romanas de Milreu, Estoi (Faro)
    Publication . Jácomo, Fernando Rodrigues de; Bernardes, João Pedro
    Milreu é um importante sítio arqueológico localizado a 7 km de Faro, na aldeia de Estoi, Portugal. Inclui uma variedade de estruturas romanas que reconta um período ocupacional milenar. No entanto, tamanha relevância não impediu que houvesse um distanciamento com sua comunidade local que se coloca pouco engajada com relação ao espaço apesar desta estar inserida em uma aldeia com elementos históricos e culturais ricos. Este projeto visou analisar a relação atual entre Milreu e a comunidade de Estoi e compreender as razões para esse distanciamento. Por meio da aplicação de inquéritos online e entrevistas individuais, foi proposta uma discussão pautada nas diretrizes da arqueologia comunitária para compreender as principais divergências e expectativas entre população e agentes responsáveis pelo sítio. Nesse sentido compreender as competências necessárias para um plano de reversão e estabelecer bases para a aplicação de ações concretas corretivas.
  • Satisfação dos colaboradores e o clima organizacional do AP-Adriana Beach & Resort
    Publication . Henrique, Rute Isabel Eusébio da Cruz; Santos, Joana Vieira dos
    As organizações estão em constante evolução, o que as torna mais competitivas e exigentes no mercado. Para responder a esses desafios, é fundamental que os gestores compreendam o clima organizacional e os níveis de satisfação dos colaboradores, de modo a implementar mudanças estratégicas alinhadas com as perceções e atitudes dos seus recursos humanos. A gestão eficaz do clima organizacional revela-se crucial para a implementação de políticas de recursos humanos baseadas em diagnósticos organizacionais, permitindo melhorar níveis de satisfação, motivação, produtividade e desempenho. Estas intervenções ajudam a mitigar desafios como o turnover e facilitam a retenção de talentos. A satisfação profissional, enquanto parte da responsabilidade social da organização, está associada ao aumento da produtividade e ao reconhecimento das experiências positivas no ambiente de trabalho, promovendo um maior sentido de pertença entre os colaboradores. Este projeto teve como objetivo analisar o clima organizacional e a satisfação profissional no AP-Adriana Beach & Resort. A amostra é constituída por 75% (n=49) dos profissionais da unidade hoteleira. Ao nível do clima organizacional os resultados indicam que a coesão e o apoio da chefia foram os fatores mais positivos, enquanto o controlo e as recompensas se revelaram menos satisfatórios. Verificou-se que o clima organizacional contribui em 80% para a explicação da satisfação no trabalho, confirmando a sua influência positiva no AP-Adriana Beach & Resort.
  • A relação entre a atração, a perceção da semelhança baseada em pouca informação e perfis de personalidade enquadrados no circumplexo interpessoal da personalidade
    Publication . Silva, Brianne Oliveira Abreu; Gomes, Alexandra Isabel Cabral da Silva
    A atração interpessoal é uma área de estudo da psicologia que busca compreender o funcionamento da aproximação e das relações entre indivíduos. Até o presente momento, as descobertas neste sentido indicam que fatores como semelhança de ideais, proximidade física e constância de interações podem ser considerados como alguns dos preditores da atração e do seu sucesso. Sabe-se que a atração é um construto multifatorial, no entanto, são poucos os estudos que buscam uma abordagem não comportamental dos seus preditores. Desta forma, o objetivo deste estudo é o de investigar a relação entre a existência ou não da atração de acordo com a percepção de semelhanças baseada em pouca informação em perfis enquadrados no Circumplexo dos Valores Interpessoais; buscando compreender se o tipo de personalidade do indivíduo pode ser considerado como um preditor da atração. A amostra deste estudo foi composta por 128 participantes com idade igual ou superior aos 18 anos e falantes da língua portuguesa. Os participantes responderam um questionário online de 2 partes, que buscava enquadrar a sua personalidade dentro do Circumplexo dos Valores Interpessoais e posteriormente medir o grau de atração experienciada por perfis que simulavam cada um dos perfis do Circumplexo. Os resultados indicaram que a semelhança, ou inexistência dela, com pelo menos 3 perfis de personalidade podem ser preditores da atração interpessoal; confirmando que a atração é um construto multifatorial não exclusivamente comportamental.