Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.41 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este Relatório trata de uma reflexão crítica sobre o trabalho que desenvolvi no âmbito da unidade curricular, Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico.
Com recurso à fotografia como conteúdo a ser desenvolvido, tinha como objetivo desenvolver e consolidar novas competências técnicas, aplicadas à fotografia analógica, fotogramas e à manipulação e criação de imagens fotográficas digitais, com recurso ao programa de edição e tratamento digital de imagem Adobe Photoshop, inserido na disciplina de Educação Visual e Tecnológica do 6º ano de escolaridade.
Optei por apresentar um trabalho, onde os alunos teriam de utilizar a sua própria imagem, sendo uma maneira de os motivar, através das manipulações exercidas sobre o seu retrato. Comprovei que de facto, o uso do retrato de cada aluno no desenvolvimento do trabalho foi motivador para eles. Estabelecendo novas estratégias de ensino aprendizagem com recurso à fotografia.
A fotografia, enquanto espaço que proporciona a experimentação do real, podendo adquirir um papel crítico e reflexivo sobre o mundo que nos rodeia, desta forma, pretendi usá-la como um recurso importante no ensino de Educação Visual e Tecnológica.
Com base na revisão bibliográfica, partindo das ideias de alguns autores analisa-se o papel das artes/fotografia na educação, no impacto que provoca no desenvolvimento das competências dos alunos, promovendo a reflexão crítica no que se refere ao mundo das imagens. Gerando e conduzindo a formação dos alunos em indivíduos mais conscientes e independentes socialmente.
Description
Dissertação de mest., Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012
Keywords
Educação visual e tecnológica Fotografia Arte Ensino