Browsing by Author "Brites, Diana Pires"
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- Multimodalidade na aprendizagem de línguas: efeito de gestos e imagens na aquisição de novo vocabulárioPublication . Brites, Diana Pires; Correia, João; García-Gámez, AnaO presente estudo examina o impacto do uso de gestos e imagens na aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira (LE). Partindo da Teoria da Codificação Dupla e da Teoria da Aprendizagem Multimodal, o estudo propõe que a combinação de elementos visuais e motores enriquece o processamento semântico, facilitando a retenção de palavras. Baseado nas investigações anteriores que indicam a eficácia do uso de gestos e imagens, este trabalho visa avaliar se essas estratégias, quando usadas isoladamente ou em conjunto, têm um efeito positivo no desempenho dos aprendizes, em comparação com métodos baseados apenas com palavras. Participaram 12 estudantes universitários, que aprenderam 40 palavras em quatro condições: gestos, imagens, gestos com imagens, e só palavras. As avaliações foram realizadas imediatamente após o treino e 24 horas depois, para verificar o efeito da consolidação do sono. Os resultados indicaram que a consolidação melhorou o desempenho geral, reduzindo os tempos de resposta, mas não teve um impacto diferenciado entre as condições. Embora não tenhamos encontrado um efeito principal da condição de aprendizagem, as análises exploratórias mostraram que as condições de gestos e imagens, e em especial a combinação de ambos, mostraram uma tendência de proporcionar uma melhor retenção e maior rapidez na tradução e nomeação de palavras. A tradução inversa (LE para L1), também utilizada na avaliação, apresentou maior rapidez de resposta, conforme esperado, devido possíveis às conexões lexicais mais fortes. Apesar de não existirem resultados significativos gerais em relação à condição de aprendizagem, o estudo sugere que o uso integrado de gestos e imagens favorece a aprendizagem em relação ao método baseado apenas em palavras. Contudo, certas limitações como o reduzido número de participantes e problemas técnicos indicam a necessidade de mais investigações com amostras maiores para validar os achados e explorar o efeito a longo prazo.