Browsing by Author "Cavaco, Ioana Despina Vicente"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Plano de marketing territorial para o rio Guadiana na região de AlcoutimPublication . Cavaco, Ioana Despina Vicente; Antunes, Carla RoloO marketing territorial constitui uma ferramenta estratégica, cada vez mais incorporada na política de gestão dos territórios. O presente estudo tem por objetivo promover o território de Alcoutim, tendo em conta as suas potencialidades, nomeadamente o rio Guadiana, através do desenvolvimento de um plano de marketing territorial. Pretende reforçar a atratividade deste território e acentuar os seus fatores diferenciadores, visando consequentemente aumentar a sua competitividade e os seus níveis de desenvolvimento. O concelho de Alcoutim, espaço com características marcadamente rurais, tem a particularidade de se localizar numa faixa de transição litoral/interior, apresentando elevada diversidade paisagística, onde o rio Guadiana é um potencial sócio-económico e territorial. Além da abordagem teórica do marketing territorial e do branding e a forma como eles contribuem para o desenvolvimento dos territórios apresenta-se a estratégia para Alcoutim como exemplo da aplicabilidade do marketing territorial num território com características marcadamente rurais, em Portugal. Tendo em conta os objetivos do estudo, esta passará por entender quais as principais características definidoras e qual o potencial do território em questão. Pretende-se que seja aprofundado o conhecimento sobre Alcoutim e a sua ligação ao Rio Guadiana, recriando a marca Alcoutim, bem como explorar o potencial da vila, tornando-a num local mais atrativo tanto para os turistas como para os residentes e os investidores.