Browsing by Author "Claro, Bruno Pessoa Lopes"
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- Caracterização sócio-económica do turista de observação turística de cetáceos no Algarve e determinação do seu grau de satisfação e perfil ecológicoPublication . Claro, Bruno Pessoa Lopes; Castro, Margarida; Magalhães, SaraExiste uma variedade de estudos que avaliaram o impacto da observação turística de cetáceos (OTC). No entanto, são escassos os estudos acerca da natureza dos observadores de cetáceos o que denota uma lacuna na informação essencial para a gestão desta actividade. Este estudo pretendeu determinar o perfil ecológico (IPE) e “disponibilidade para pagar” do turista que participa na observação de cetáceos no Algarve, assim como caracterizar, a nível sócio-económico, os turistas que usufruem desta actividade, e variáveis que contribuem para a sua satisfação. Os turistas são principalmente no Reino Unido (41%), do sexo feminino (53%), de idade relativamente jovem (38 anos de média). Possuem uma formação académica superior (46%), com uma classe de rendimento entre os 1000 e 2500 euros. São principalmente estudantes (10,2%) e gestores (8,5%). A maioria vem acompanhada (90%), ficando na região 7 ou 14 dias. Costumam alugar uma casa para férias (40%). Deslocam-se para realizar a OTC, sendo que já realizaram a actividade em locais diferentes da região. A OTC não é a razão da vinda ao Algarve (88%), embora tenha contribuido para a satisfação geral da estadia (97%). Assim que têm conhecimento da OTC na região, realizam-na por iniciativa própria (86%). A maioria dos inquiridos (65%) estava diposta a pagar mais que cinco euros no bilhete para o estudo e conservação dos cetáceos, sendo que a sua satisfação bastante elevada. A maioria dos inquiridos (56%) não teve conhecimento das normas de conduta, o que pode revelar que as empresas não estão a cumprir na totalidade esta parte da lei. No entao, 66% considera que as normas foram cumpridas. Foi obtido um IPE médio de 7,6, o que indica que os inquiridos têm um perfil de maior consciência ecológia, estando significativamente correlacionado com a idade e educação (p=0,037234 e p=0,00571, respectivamente). A implementação de uma componente educacional na gestão desta indústria, que vise o desenvolvimento de novas estratégias de marketing para os operadores turísticos poderá contribuir para aliciar mais clientes e dinamizar o crescimento da indústria turística na região.
