Browsing by Author "Diogo, Raquel Horta"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A música como estratégia para o desenvolvimento da consciência silábica em crianças de 4 e 5 anosPublication . Diogo, Raquel Horta; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Matos, Isabel Maria Gomes Garcia deO presente relatório de investigação intitula-se “A música como estratégia para o desenvolvimento da consciência silábica em crianças de 4 e 5 anos” e foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo 2018/2019. A presente investigação realizou-se numa instituição de cariz privado, no concelho de Loulé, distrito de Faro. A música revela-se de extrema importância para o desenvolvimento global da criança e, sendo uma forma de comunicação universal, deve ser estimulada desde muito cedo. Consequentemente percebe-se que a aprendizagem da música tem uma forte ligação com a aprendizagem da linguagem, na qual a sua aprendizagem antecipada contribuirá para o desenvolvimento da consciência fonológica (Matos, 2013). Assim, colocou-se a seguinte questão de investigação: “Será a música um bom recurso para desenvolver a consciência silábica em crianças de 4 e 5 anos?”. A presente investigação baseia-se num projeto de investigação-ação, num paradigma de natureza quantitativa, cuja amostra é constituída por cinco crianças em que uma têm 4 anos e as restantes quatro crianças têm 5 anos de idade. Entre os dois momentos (pré-teste e pós-teste), foi realizado um plano de intervenção pedagógica constituído por quatro estratégias ao nível da consciência silábica com o recurso à exploração de uma canção infantil em grande grupo. O grupo de cinco crianças demonstraram uma melhoria nos resultados obtidos nos pós-testes comparativamente aos evidenciados no pré-teste, confirmando deste modo, que as crianças vivenciaram uma canção e realizaram atividades com base na mesma contribuindo, assim, para o desenvolvimento da consciência silábica.