Browsing by Author "Fernandes, Helena Sofia da Silva"
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- Competências de parentalidade percebida, estilos de vinculação e psicopatologia parentalPublication . Fernandes, Helena Sofia da Silva; Lemos, IdaDe acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (2021), “a parentalidade envolve assegurar a saúde e a segurança dos filhos. Transmitindo valores sociais e culturais, promovendo o desenvolvimento de competências e recursos, de modo a tornarem-se crianças, jovens e depois adultos competentes e capazes de atingirem os seus objetivos. As mães e os pais, por vezes outros cuidadores, oferecem às crianças um contexto de proteção e cuidado onde podem desenvolver-se física, cognitiva, emocional e socialmente de forma de forma positiva”. Neste estudo participaram um total de 57 mães (10 provenientes de uma população em risco psicossocial e 47 oriundas da população geral). O principal objetivo do estudo foi o de investigar a associação entre as competências parentais percebidas, a vulnerabilidade da vinculação e a sintomatologia psicopatológica parental. Utilizou-se para esse efeito os seguintes instrumentos: Parent Sense of Competence Scale (PSOC); o Brief Symptom Inventory (BSI); o Vulnerable Attachment Scale Questionnaire (VASQ) e um Questionário de Dados Sociodemográficos. Relativamente aos resultados deste estudo foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de mães em risco psicossocial e o grupo de mães da amostra comunitária somente no que diz respeito ao estilo de vinculação correspondido. No que se refere à análise de eventuais diferenças entre os dois grupos nas restantes variáveis em estudo, foi possível determinar que, tanto na amostra comunitária como na amostra de risco, quanto maior sintomatologia psicopatológica maior o nível de insegurança no estilo de vinculação e maior a procura de proximidade vinculativa. Não foram, no entanto, encontradas diferenças na escala de perceção de competência parental, entre os grupos. Estes resultados são discutidos à luz dos estudos que concluíram da necessidade em trabalhar a saúde mental e as competências parentais dos cuidadores principais, de modo a prevenir problemas futuros de saúde mental nas crianças e nos jovens.
