Browsing by Author "Guerreiro, Maria Manuela"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Um contributo para o estudo da imagem das cidades enquanto destinos turísticos: o caso das cidades capitais europeias da cultura em 2010Publication . Guerreiro, Maria Manuela; Fortuna, Carlos; Mendes, JúlioEsta tese concentra-se no estudo da influência dos eventos culturais na problemática da imagem das cidades enquanto destinos turísticos. O principal objectivo da investigação consiste em avaliar a imagem das cidades Capitais Europeias da Cultura 2010 – Istambul, Pécs e Ruhr - enquanto destinos turísticos e verificar se o evento contribuiu para modificar a respectiva imagem. A natureza complexa e multidimensional que caracteriza o constructo da imagem e a intenção de contribuir para aprofundar o conhecimento científico sobre este assunto justificam a opção por um modelo explicativo através do qual foi possível estudar a relação entre as variáveis latentes objecto de estudo. A investigação empírica foi realizada nas cidades CEC em 2010 – Istambul, Pécs e Ruhr – através da recolha das opiniões dos turistas, em dois momentos distintos. O contributo dos eventos para a imagem global das cidades enquanto destinos turísticos é sugerido pela comparação dos resultados obtidos nos dois momentos considerados: antes e durante os eventos que integram a programação das Capitais Europeias da Cultura nas três cidades seleccionadas. O primeiro estudo, de natureza exploratória, promoveu a participação de um conjunto de peritos num processo que conduziu à identificação de 17 atributos cognitivos para avaliar a imagem das cidades enquanto destinos turísticos. O segundo estudo, de natureza qualitativa, permitiu identificar os atributos cognitivos equacionados com base na identidade de cada uma das três cidades. Os resultados apurados no âmbito do estudo quantitativo posteriormente realizado sugerem uma influência, globalmente positiva, do evento na imagem das cidades enquanto destinos turísticos. De um modo geral, verifica-se uma tendência para a aceitação das hipóteses de investigação formuladas com base na revisão de literatura, com especial incidência durante o evento. O contributo das diversas componentes da imagem para a formação da imagem global sofre alterações em função da cidade objecto de estudo e do momento em que o mesmo decorreu.
- Emerging branding trends in the post-COVID worldPublication . Toniatti, Clarisse de Aguiar; Guerreiro, Maria Manuela; Viana, Carla; Pereira, LuisInnovative branding approaches are emerging since the fundamentals of brand management are being called into question. This scenario has been enhanced by COVID-19, which has brought profound impacts from which a dif-ferent world will emerge. Building on this, the purpose of this study is twofold. First, to explore how the COVID-19 pandemic is influencing new trends in brand management. Second, to identify the trends that may consolidate in the post-COVID scenario. A qualitative and exploratory approach was adopted through the Delphi Method. An informa-tion-gathering process was undertaken by a panel of 45 marketing professionals from Portugal and Brazil. Informed by the Brand Work Manifesto principles, the most relevant trends to consolidate in the post-pandemic world were addressed, and findings highlight four of them: Open, new ways for the brand to generate value through an open and deeper relationship with stakeholders in the ecosystem; Agile, growing relevance of agile and flexible brand manage- ment; Digital, how the digital revolution is transforming brand management; and Authentic, the growing importance of brand purpose to generate true value.
- Turismo cultural em análise. Contributos metodológicos para a inventariação de recursos turísticos de base culturalPublication . Guerreiro, Maria Manuela; Mendes, Júlio; Henriques, Cláudia HelenaO presente artigo visa refletir sobre o turismo cultural, levando à problematização de conceitos como turismo e cultura, tendo em conta que os destinos turísticos, tradicionalmente assentes no produto “sol e mar”. Neste contexto, o artigo apresenta uma metodologia desenhada com o propósito de delimitar uma proposta para o desenvolvimento de produtos turísticos de base cultural para uma região turística cujo principal produto é o sol e mar, a qual assenta numa matriz concetual estabelecida a partir de um exaustivo enquadramento teórico-conceptual.