Browsing by Author "Kies, Leopold Michael Christopher"
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- Characterization of circulation patterns in the Gulf of Cadiz based on satellite altimetryPublication . Kies, Leopold Michael Christopher; Garel, Erwan; Relvas, PauloOs dados de altimetria de satélite (1993-2020) são utilizados para analisar as correntes geostróficas e a Topografia Dinâmica Absoluta (ADT) do Golfo de Cádis (GoC). O estudo do ADT anual mostrou que a subida do nível do mar do GoC está bem dentro da tendência global. A análise sazonal do ADT e dos fluxos geostróficos mostrou um padrão bilateral. Nos meses de Verão, ocorrem fortes correntes equatoriais sobre a área da plataforma, enquanto que as correntes no interior do GoC são mais fracas. No Inverno, contudo, as correntes do Equador sobre a área da prateleira são mais fracas e mais fortes no interior do GoC. Dois mecanismos em particular poderiam ser identificados para estes padrões opostos: (1) a ocorrência de ventos fortes a norte, que formam frentes de afloramento sobre a plataforma no Verão, e (2) a Corrente dos Açores que atinge e influencia os fluxos no interior do GoC no Inverno. Além disso, são explorados os efeitos das variações do nível da água nos padrões de circulação na plataforma norte do GoC. O ADT e as circulações são comparados com medições in situ utilizando medidores de marés e Perfis Acústicos de Corrente Doppler (ADCP), respectivamente. Foi demonstrado que o ADT tem correlações moderadas a boas com as medições de marés. Não foi possível encontrar correspondência clara entre a direcção do fluxo alongshore e o declive alongshore. Isto pode ser devido ao erro do ADT perto da costa. Além disso, os dados do Radar de Alta Frequência (HFR) são utilizados para examinar a relação entre o ADT e a Corrente Contadora Costeira (CCC) estabelecida durante cinco exemplos com as mais fortes variações do ADT. Demonstra-se que o ADT era adequado para identificar gradientes de pressão alongshore desequilibrados, que são condutores plausíveis do CCC para os exemplos analisados. As medições do HFR revelaram que os fluxos de fluxo em direcção aos pólos atingem a sua velocidade máxima dois dias após a inclinação alongshore se tornar desequilibrada.