Browsing by Author "Landim, Isabel"
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- Análise da acessibilidade de percursos culturais em Faro. Um contributo para a regeneração urbana e o turismo acessívelPublication . Pires Rosa, Manuela; Landim, Isabel; Loureiro, Nuno de SantosO Turismo Acessível para Todos atende ao desenvolvimento de atividades de lazer e tempo livre por todo o tipo de pessoas, independentemente das suas condições físicas, sensoriais, sociais ou culturais. Acontece que na sociedade há um conjunto de barreiras físicas que limitam a atividade turística das pessoas com mobilidade reduzida, sobretudo as com deficiência. Os princípios do Design Universal devem incorporar-se no desenho urbano das cidades, na arquitetura dos edifícios, nos meios de transporte e nas tecnologias de informação e comunicação, de forma a promover a inclusão social e qualidade de vida de todos. Com esta comunicação pretende-se apresentar a análise e o diagnóstico das condições de acessibilidade universal da rede de percursos pedonais, de interesse cultural, localizada no Centro Histórico da cidade de Faro. Pretende averiguar-se se as suas características físicas respeitam as exigências do Regime Jurídico Nacional da Acessibilidade. O diagnóstico é concretizado através de um modelo de avaliação do grau de conformidade dos espaços considerando parâmetros de acessibilidade urbanística. A metodologia aplicada, através de um Sistema de Informação Geográfica, constitui um instrumento de apoio à decisão nos processos de regeneração urbana. Os resultados apontam para situações de inacessibilidade nos percursos culturais comprometendo os objetivos do turismo acessível e sustentável.
- Análise da acessibilidade de percursos culturais em Faro. Um contributo para a regeneração urbana e o turismo acessívelPublication . Pires Rosa, Manuela; Landim, Isabel; Loureiro, Nuno de SantosO Turismo Acessível para Todos atende ao desenvolvimento de atividades de lazer e tempo livre por todo o tipo de pessoas, independentemente das suas condições físicas, sensoriais, sociais ou culturais. Acontece que na sociedade há um conjunto de barreiras físicas que limitam a atividade turística das pessoas com mobilidade reduzida, sobretudo as com deficiência. Os princípios do Design Universal devem incorporar-se no desenho urbano das cidades, na arquitetura dos edifícios, nos meios de transporte e nas tecnologias de informação e comunicação, de forma a promover a inclusão social e qualidade de vida de todos. Com esta comunicação pretende-se apresentar a análise e o diagnóstico das condições de acessibilidade universal da rede de percursos pedonais, de interesse cultural, localizada no Centro Histórico da cidade de Faro. Pretende averiguar-se se as suas características físicas respeitam as exigências do Regime Jurídico Na-cional da Acessibilidade. O diagnóstico é concretizado através de um modelo de avaliação do grau de conformidade dos espaços considerando parâmetros de acessibilidade urbanística. A metodologia aplicada, através de um Sistema de Informação Geográfica, constitui um instrumento de apoio à decisão nos processos de regeneração urbana. Os resultados apontam para situações de inacessibilidade nos percursos culturais comprometendo os objeti-vos do turismo acessível e sustentável.
- Atributos de paragens de autocarro acessíveisPublication . Pires Rosa, Manuela; Landim, IsabelO turismo acessível atende ao desenvolvimento de atividades turísticas por todas as pessoas, e considera as necessidades das que têm mobilidade reduzida. Acontece que no ambiente urbano e turístico há um conjunto de barreiras físicas que dificultam a mobilidade dos turistas com trolleys, dos pais com carrinhos de bebé e das pessoas com deficiência. Neste contexto, surgiu o conceito de “design universal” que assegura os direitos de acessibilidade a todos, incluindo as pessoas com necessidades especiais. De acordo com o Conceito Europeu de Acessibilidade "a acessibilidade é a característica de um meio físico ou de um objeto que permite a interação de todas as pessoas com esse meio físico ou objeto e a utilização destes de uma forma equilibrada, respeitadora e segura” (Aragall & EuCAN members, 2003). Assim, o desenho universal deve ser atendido em todas as intervenções no meio físico, para a criação de cidades acessíveis a qualquer pessoa, proporcionando a toda população residente e aos turistas o direito de usufruir e desfrutar do ambiente, de uma forma equitativa. As interfaces modais devem assegurar a todos os peões o direito de usar o transporte público de uma forma equitativa tendo em conta os princípios do Design universal. A presente comunicação focaliza-se nas interfaces modais peão/autocarro pretendendo-se apresentar as características técnicas de paragens de autocarro acessíveis para todos.
- Proposta metodológica para avaliação da acessibilidade universal em percursos pedonais: o caso do centro histórico de FaroPublication . Pires Rosa, Manuela; Landim, Isabel; Loureiro, Nuno de SantosNum contexto de turismo acessível é necessária a existência de redes pedonais que detenham um conjunto de atributos de qualidade que garantam usabilidade por todos os cidadãos. Garantir um meio físico acessível é considerado um critério de qualidade, que torna as deslocações pedonais mais agradáveis, não só para idosos e pessoas com deficiência, mas para toda a população residente e turistas. No estudo de caso averigua-se se as características físicas das infraestruturas pedonais, de interesse cultural, localizadas no Centro Histórico de Faro, respeitam as exigências do Regime Jurídico Nacional da Acessibilidade. Formula-se uma metodologia de avaliação da acessibilidade universal das infraestruturas pedonais através da construção de indicadores de desempenho. O diagnóstico é concretizado através de um modelo de avaliação do grau de conformidade dos espaços e apresentado espacialmente com recurso a um Sistema de Informação Geográfica. O diagnóstico confirma a existência de infraestruturas pedonais inacessíveis, propõem-se soluções e conclui-se da necessidade de desencadear processos de regeneração urbana que potenciem o turismo cultural acessível. In a context of accessible tourism it is necessary that pedestrian networks hold a set of attributes of quality that guarantee usability by all citizens. An accessible physical environment should be considered as a criterion of quality, which will make pedestrian dislocations more pleasant not only for the elderly and people with disabilities but for the entire resident population and tourists. In the case study it is ascertain whether the physical characteristics of pedestrian infrastructures of cultural interest, located in the Historical Center of Faro, comply with the requirements of the Portuguese Accessibility Legislation. Therefore, it has been created a methodology for assessing the universal accessibility of pedestrian infrastructure through the construction of performance indicators. The diagnosis is achieved through a model of evaluation of the degree of conformity of the spaces and presented spatially with appeal to a Geographical Information System. The diagnosis confirms the existence of inaccessible pedestrian infrastructure, some solutions are proposed and concludes the need to trigger processes of urban regeneration that promote accessible and cultural tourism.