Browsing by Author "Lopes, Susana Isabel Martinho"
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- A educação socioambiental e a emergência de novos paradigmas de sustentabilidade: contributos de uma empresa de energias renováveis para o processo de transição energéticaPublication . Lopes, Susana Isabel Martinho; Barros, RosannaAs questões ambientais em geral, e as questões energéticas em especial, têm sido maioritariamente abordadas do ponto de vista da investigação tecnológica. No entanto, a procura de soluções para os problemas ambientais implica a consideração de dinâmicas sociais, económicas, políticas, culturais e educativas. Requer abordagens interdisciplinares, capazes de modificar comportamentos, encontrar novos modelos económicos, novos modelos de governança e inovação tecnológica que possam adequar-se a cada território e impulsionar mudanças sistémicas. A partir de um Estudo de Caso desenvolvido à luz do paradigma interpretativo-construtivo e do paradigma crítico, procurou-se compreender o contributo que as práticas de Responsabilidade Social desenvolvidas por um empresa de energias renováveis representam para a educação socioambiental e para o processo de transição energética em curso. O estudo desenvolvido permitiu refletir sobre a importância político-pedagógica de transformar estas dinâmicas em oportunidades para testar novas abordagens que contribuam para a emergência de novos modelos de sustentabilidade que promovam a efetiva preservação do ambiente. Concluiu-se que as práticas de Responsabilidade Social das Empresas (RSE), quando desenvolvidas a partir de um quadro de comprometimento ético, de valores pessoais e corporativos que espelham hábitos de consumo sustentável, aliados à experiência e conhecimento técnico dos colaboradores, e à relação que estabelecem com as comunidades locais, indiciam que as empresas podem contribuir significativamente para o design e desenvolvimento de abordagens alternativas ao processo de transformação ecológica, e de modelos de sustentabilidade desenvolvidos de forma participada envolvendo o setor das empresas, municípios e outras entidades públicas, e as populações locais. Fundamentámos que a conceptualização de práticas e estratégias baseadas nas competências do Educador Social podem contribuir para a superação de algumas limitações das práticas de RSE e contribuir para o desenvolvimento de processos de transição ecológica locais mais justos, inclusivos e replicáveis a outros contextos.