Browsing by Author "Machado, Valentina Campos Ramires"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As representações de escola inclusiva nos professores do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Machado, Valentina Campos Ramires; Sousa, Carolina Silva deO modelo de escola inclusiva traduz os valores da democracia, da justiça social e da solidariedade, que desde a segunda metade do séc. XIX, impuseram progressivamente O reconhecimento do direito de todos à educação, à escolaridade obrigatória, o direito ao acesso e sucesso na escola. Ao professor titular de turma cabem-lhe responsabilidades acrescidas, sendo o principal responsável pelo sucesso educativo de todos os seus alunos sem excepção. Neste enquadramento, as suas representações de escola inclusiva e as atitudes que as enformam desempenham um papel decisivo no modo de operacionalizar uma escola para todos. Paralelamente, a crescente complexidade da realidade educativa colocou em causa uma certa concepção de formação do professor, centrada basicamente na aquisição de skills, devendo a mesma passar a ser estruturada de forma a que O professor fique preparado para lidar eficazmente com a realidade educativa. Neste enquadramento, pretendemos com este estudo, conhecer as representações de escola inclusiva nos docentes do 1° ciclo do Ensino Básico e, em última instância, compreendermos como pensam e sentem a escola, como gerem a diversidade da população escolar. Os pressupostos epistemológicos do estudo enfocam uma metodologia interpretativa-descritiva, permitindo os resultados, inferir algumas diferenças nas representações dos docentes que fazem parte da amostra, nomeadamente no que se refere aos conceitos subjacentes à Escola Inclusiva, Princípios e Filosofia, (In)Formação e Condições de Operacionalização de uma escola para todos.
