Browsing by Author "Martins, Ângela Marina Paixão"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O perfil e o processo de tomada de decisão do hóspede de GSC HotelsPublication . Martins, Ângela Marina Paixão; Santos, Margarida C.; Viegas, Maria Margarida Viçoso de ArraesO turismo é um setor que envolve serviços, bens e pessoas, pelo que estar atento às alterações de mercado poderá ser uma vantagem, de forma a antecipar necessidades e desejos por parte dos consumidores e assim evitar ficar aquém das suas expectativas. A presente investigação pretende caracterizar o perfil sociodemográfico dos clientes, identificar os fatores que levaram à escolha do hotel em que pernoitam, medir a importância dos fatores de natureza ambiental, bem como o nível de satisfação dos hóspedes de duas unidades algarvias: Baía Beach Hotel e Lagoa Apartment Hotel. O período de estágio, contou com uma carga total de 800 horas, inserido no mestrado em Direção e Gestão Hoteleira pela Universidade do Algarve. O objetivo principal do estágio passa não só por aplicar todos os conhecimentos adquiridos em contexto académico no 1º ano do Mestrado ao contexto real das unidades de alojamento, mas também aprofundar os conhecimentos na área do marketing. A metodologia utilizada assenta numa pesquisa quantitativa com recurso a um inquérito por questionário dirigido a todos os clientes do Baía Beach Hotel e do Lagoa Apartment Hotel. Face ao objetivo principal da investigação, podemos referir que fatores como a limpeza, o conforto, a qualidade do serviço, o valor e a localização são considerados os mais importantes para os hóspedes das unidades de estudo. Por outro lado, fatores de natureza ambiental, tais como utilização de meios de transporte ecológicos, a poupança no consumo de energia e boas práticas de reciclagem são considerados os menos importantes. Relativamente ao nível de satisfação, os clientes avaliam a limpeza, a qualidade do serviço e a localização como os fatores mais satisfatórios, enquanto os fatores de natureza ambiental são vistos como menos satisfatórios.