Browsing by Author "Martins, Maria Helena Costa Vicente"
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- Conhecimento de alunos do 4ª ano no tópico de Organização e Tratamento de DadosPublication . Martins, Maria Helena Costa Vicente; Ribeiro, Carlos MiguelO presente relatório de atividade profissional divide-se em duas partes. Os dois primeiros capítulos dedicam-se a uma descrição e reflexão crítica do meu percurso profissional enquanto os três últimos se encontram associados também, complementarmente, de forma imbricada, à investigação levada a cabo no âmbito da matemática e em concreto no domínio da Organização e tratamento de dados (Otd). Neste estudo, participaram 27 alunos do 4.º ano de escolaridade sendo que na génese do mesmo se encontra uma reflexão sobre a própria prática, buscando desta forma uma melhoria da mesma e, como tal um desenvolvimento profissional mais sustentado. Em concreto, com a presente investigação pretendeu-se obter um mais amplo entendimento sobre como os alunos utilizam conhecimentos matemáticos (leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos) numa atividade de caráter investigativo, no âmbito do Estudo do Meio, e de que forma (s) esses conhecimentos se relacionam com as suas práticas de cidadania. Assim, foram elaboradas as seguintes questões: Os alunos do 4.º ano (final de ciclo) adquirem e fazem a transferência dos conhecimentos estatísticos (Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos) para outros contextos ou não? ; Como? ; Que tipos de conhecimentos utilizam e quais as maiores dificuldades/facilidades evidenciadas. É, portanto, um estudo exploratório de caráter qualitativo, enquadrado num paradigma interpretativo uma vez que as informações recolhidas se referem às produções dos alunos e às áudio e vídeo gravações da implementação. Os resultados indicam que os alunos revelam conhecimentos básicos sobre Otd, fazendo transferência dos conhecimentos matemáticos para o contexto de estudo do meio, contudo essa transferência recorre a representações gráficas pouco rigorosas e com pouca criticidade aquando da leitura e interpretação dos resultados. Colocar este estudo em prática e refletir sobre o mesmo foi uma experiência enriquecedora a nível pessoal e, sobretudo, a nível profissional, pois como professora, mais uma vez confirmei a necessidade de envolver os alunos na construção do seu conhecimento.
- Utilização do computador, em sala de aula, como ferramenta de ativação do desenvolvimento de competências de leitura e de escrita de um aluno com a perturbação do espectro do autismoPublication . Martins, Maria Helena Costa Vicente; Sousa, Carolina SilvaO presente estudo prende-se com a necessidade de aprofundar conhecimentos e de encontrar respostas que se enquadrem numa intervenção pedagógica adequada às características e necessidades centradas no desenvolvimento das competências da leitura e da escrita de um aluno diagnosticado com a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), tendo por base a utilização do computador, mais especificamente o processador de texto, em sala de aula, como ferramenta de ativação do desenvolvimento do aluno. A investigação é do tipo descritivo, sendo os seus fundamentos enquadrados metodologicamente no paradigma da investigação qualitativa, uma vez que, neste projeto, se procurou descriminar fatores importantes para descrever um determinado fenómeno. Foram, também, procuradas relações entre conceitos a fim de se obter um perfil geral do fenómeno estudado. A investigação teve como objetivo geral estimular e reforçar as aprendizagens e o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita de um aluno com a Perturbação do Espectro do Autismo, em ambiente inclusivo. Neste estudo participou um aluno do 4º ano de escolaridade, que identificámos com a letra A. Todas as atividades implementadas foram realizadas em sala de aula e por toda a turma, sendo estas propostas pela professora titular e integradas na sua planificação. Os objetivos definidos e as atividades realizadas, tendo como ajuda técnica o computador (processador de texto), permitiram que o aluno fizesse aprendizagens académicas significativas na leitura e na escrita, mostrando-se motivado e integrado no processo de aprendizagem. Os resultados obtidos com a realização deste estudo apontam para a necessidade de se continuar a desenvolver e integrar, em sala de aula, estratégias que ativem e favoreçam as aprendizagens dos alunos, especialmente os que apresentam limitações cognitivas e ou motoras.