Browsing by Author "Mello, Luana Thereza Nesi de"
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- Desenvolvimento e avaliação de uma intervenção online de competências transversais com universitáriosPublication . Mello, Luana Thereza Nesi de; Jesus, Saul; Andretta, Ilana; Pinto, Alexandra MarquesAs competências transversais tornaram-se importantes no complemento das competências técnicas dos estudantes do ensino superior. Elas podem melhorar as interações, o desempenho e o desenvolvimento da carreira. A presente tese tem como objetivo elaborar e avaliar os possíveis efeitos de um programa online de competências transversais com estudantes do ensino superior, dividida em seis estudos: 1) compreender o conceito de competências transversais pela perspectiva da Teoria Cognitivo-Comportamental Positiva e indicar possíveis lacunas na literatura; 2) analisar as propriedades psicométricas da Escala de Autoeficácia em Competências Transversais e Profissionais (ACT-Prof); 3) desenvolver e avaliar os efeitos do programa piloto; 4) avaliar os efeitos da intervenção em um estudo quase-experimental; 5) descrever detalhadamente a intervenção para replicação (TIDieR); 6) apresentar as percepções dos estudantes referente à intervenção. Todos os estudantes da Universidade do Algarve foram convidados a participar do Programa Competências para Vida (CPV), que aconteceu entre 2018 e 2021. O CPV é um web-based intervention que foi dinamizado pela Tutoria Eletrônica (Moodle). Para isso, a intervenção foi dividida em três anos diferentes, composta por 12 módulos ao total, cada um relativo a um conjunto de competências que se considera importante ser desenvolvida num estudante universitário. O programa é composto por sessões assíncronas constituídas por vídeos que procuram ensinar os participantes a desenvolver as competências com exercícios que devem aplicar e praticar no dia a dia. Os resultados avaliados pré-intervenção, pós-intervenção e a após três meses de follow-up indicaram que houve uma diferença estatisticamente significativa nas seguintes variáveis: competências transversais (interpessoais, pessoais complexas e profissionais técnicas), aspectos psicológicos positivos (espiritualidade, otimismo, satisfação com a vida, satisfação com o suporte social e gratidão) e aspectos emocionais (regulação emocional, ansiedade, depressão e estresse). Recomenda-se que futuros estudos possam avaliar a manutenção do desenvolvimento das competências transversais a longo prazo e utilizar uma amostra randomizada.
- Effects of the Interculturality and Mindfulness Program (PIM) on university students: a quasi-experimental studyPublication . Chiodelli, Roberto; Jesus, Saúl; Mello, Luana Thereza Nesi de; Andretta, Ilana; Oliveira, Diana; Costa, Maria Emília Santos; Russell, TamaraRates of mental health issues have been increasing among university students. This study investigates the effects of the Interculturality and Mindfulness Program (PIM) on academic students on mindfulness, emotional regulation, depression, anxiety, stress, life satisfaction, optimism, positive solitude, and loneliness. A quasi-experimental research was conducted, with pre- and post-test comparative measurements in three groups: in-person (IG), synchronous online (OG), and passive control (CG). A diverse group of students (n = 150; mean age = 25.4 ± 8.31) participated from two universities in Portugal. When compared to the CG, both active groups (IG and OG) demonstrated a beneficial interaction effect in acceptance, positive solitude, optimism, and mindfulness. The IG demonstrated a positive interaction effect in awareness and satisfaction with life, whereas the OG indicated a favorable interaction effect in impulse. When analyzing the intra-group effects, both active groups presented a significant improvement in stress, emotion regulation, mindfulness, positive solitude, and optimism. The OG demonstrated an improvement in awareness and loneliness. The main limitations of this research are that students were not randomly assigned, and groups were heterogeneous in nationality, education level, and sex. Nonetheless, PIM has indicated beneficial results in both IG and OG, and is a promising intervention for the prevention of mental health issues (e.g., stress, difficulties in emotional regulation, and loneliness), as well as for the promotion of well-being (e.g., positive solitude, mindfulness, life satisfaction, and optimism).
