Browsing by Author "Mendes, Diogo Francisco"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Políticas educativas na Guiné-Bissau, acesso à educação e sucesso escolar: estudo de caso no Liceu Padre António Grillo-BambadincaPublication . Mendes, Diogo Francisco; Guerreiro, António Manuel da Conceição; Nunes, Sofia Helena GagoA presente investigação tem por tema as políticas educativas guineenses, especificamente as políticas educativas na Guiné-Bissau, acesso à educação e sucesso escolar, um estudo de caso no liceu Padre António Grillo-Bambadinca, realizado no âmbito de mestrado em Gestão e Administração Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. No quadro teórico do estudo realça-se o percurso político da República da Guiné-Bissau, após a proclamação da independência, a base legislativa do sistema educativo guineense, bem como um olhar sobre as questões relacionadas com o acesso e o sucesso escolar no contexto educativo, com enfoque particular na realidade guineense. A investigação tem como objetivo geral conhecer e analisar as políticas educativas na Guiné-Bissau e o seu contributo para o acesso e o sucesso escolar na perspetiva de professores com experiência educativa no liceu em estudo. Procura-se, por meio dos testemunhos dos professores participantes, indagar sobre o tema das políticas educativas e do acesso e sucesso escolar, na realidade guineense, através uma metodologia qualitativa no paradigma interpretativo. Para inquirição dos respondentes recorreu-se a uma entrevista estruturada com questões abertas, respondida por escrito. Após a análise dos dados conclui-se que, devido ao sucessivo incumprimento e adiamento da efetivação das políticas educativas, motivada por constantes crises políticas e institucionais, o acesso à educação não é universal e o sucesso escolar é deficitário, prevalecendo mais o insucesso entre as crianças e jovens guineenses. Os resultados evidenciam também o contributo das organizações internacionais no acesso e na promoção do sucesso escolar.