Browsing by Author "Monteiro, Ana Patricia da Silva"
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- Os contributos da internet nos comportamentos exploratórios de informação: estudos com alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundárioPublication . Monteiro, Ana Patricia da Silva; Vieira, Luís SérgioNas conceções atuais, a exploração vocacional consubstancia-se num processo fundamental à tomada de decisão e ao planeamento no domínio da carreira (e.g., Blustein, 1997; Flum & Blustein, 2000; Taveira, 2001). Neste contexto, a recolha de informação de natureza ocupacional tem vindo a ser realizada, de modo mais frequente, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação, sobretudo no que diz respeito às fontes proporcionadas pela Internet (e.g., Offer & Sampson, 1999; Sampson, Kolodinsky & Greeno, 1997; Stevens & Lundberg, 1998; Tricot, 2002). Esta dissertação é constituída por dois estudos, cada um deles com características específicas mas ambos associados ao tema. O estudo 1 visa analisar o impacto de uma modalidade de intervenção vocacional, neste caso o de um Programa de Orientação Vocacional, ao nível do comportamento exploratório e da auto-eficácia na utilização da internet para a pesquisa de informação escolar e profissional, numa amostra de 52 alunos do 9.º ano de escolaridade. Recorreu-se a um desenho quasi-experimental, com dois momentos de recolha de dados (pré e pós-teste), tendo os participantes sido organizados em três condições: a) grupo experimental sujeito a uma sessão de informação com reflexão, b) grupo experimental sujeito a sessão de informação sem reflexão e c) grupo de controlo. O estudo 2 tem como objetivo geral investigar as dimensões da exploração e da auto-eficácia na pesquisa de informação escolar e profissional na internet em alunos do ensino secundário, nomeadamente, averiguar as diferenças existentes entre os níveis de escolaridade (10.º, 11.º e 12.º) e as duas vias de ensino (regular e profissional). Trata-se de um estudo descritivo, em que participaram 395 alunos, do 10.º ao 12.º ano, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 15 e os 23 anos. Para a recolha de dados de ambos os estudos foram utilizados dois instrumentos: a CES (Career Exploration Survey; Stumpf, Colarelli & Hartman, 1983; adaptação de Taveira, 1997) para avaliar o processo de exploração vocacional e a APIEPI para avaliar a Auto-Eficácia na Pesquisa de Informação Escolar e Profissional na Internet (Inácio & Gamboa, 2008). Além disso foi aplicado um Questionário Sócio-Demográfico com o intuito de obter elementos para a caracterização da amostra. Os resultados do estudo 1 sugerem que a intervenção vocacional produz um impacto positivo no comportamento exploratório dos alunos, bem como que o sentimento de auto-eficácia na pesquisa de informação escolar e profissional tende a acentuar-se no 9.º ano. Os resultados do estudo 2 sugerem que à medida que se avança na escolaridade, maior é o nível de auto-eficácia e o comportamento exploratório dos alunos na pesquisa de informação com recurso à Internet.