Browsing by Author "Pegacho, Rafaela Alexandre Pedroso"
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- Relatório de estágio: Hotel Waldorf Astoria AmsterdamPublication . Pegacho, Rafaela Alexandre Pedroso; Rassal, CarimoEste presente relatório relata a experiência profissional adquirida pela realização de um estágio no departamento de Housekeeping do hotel Waldorf Astoria Amsterdam, enquanto supervisor de housekeeping (Floor Supervisor). De forma a descrever melhor esta prática de estágio, o primeiro ponto retrata a revisão da literatura, dividindo-se em dois momentos distintos. O primeiro momento aborda a temática do turismo e hotelaria no mundo e, em particular, nos Países Baixos. É feito ainda uma pequena abordagem e análise do COVID-19 e o seu impacto no turismo e na hotelaria. O segundo foca-se na caracterização da entidade hoteleira onde foi realizado o estágio, descreve ainda alguns aspetos únicos associados tanto à propriedade como à marca Waldorf Astoria, tal como, aborda ainda alguns aspetos mais globais do grupo hoteleiro onde está inserido. O segundo ponto divide-se igualmente em dois momentos. O primeiro retrata o enquadramento teórico onde é abordado a temática do departamento de alojamento, consequentemente, e mais detalhada, a temática do housekeeping. São abordados desde as funções de cada membro da equipa desta seção aos procedimentos e documentos necessários ao bom funcionamento da operativa. O segundo momento deste segundo ponto é marcado pela descrição da realidade do WAA. Aborda-se mais uma vez o departamento de alojamento de uma forma muito geral, dando um maior enfoque na operativa do housekeeping. A rotina de um supervisor foi o subponto mais desenvolvido, uma vez que, o estágio tratou-se do desempenho desse cargo. Seguindo a mesma linha de pensamento, são descritas todas as outras funções dos restantes membros da equipa face a realidade no WAA, os procedimentos e standards requeridos diariamente. Para terminar este ponto são retratados os desafios e as oportunidades deste estágio e ainda o impacto procedimental do COVID-19 nos alojamentos e na rotina da operação do housekeeping. De um modo geral, conclui-se que embora a pequena dimensão do hotel a nível do número de quartos, o nível de exigência é extremamente alto, não podendo haver qualquer margem para erro, o que acarreta uma responsabilidade ainda mais acrescida dos supervisores, uma vez que, estes são os últimos a entrar num quarto antes que este seja liberto para venda. Isto por vezes, viu-se mais dificultado com a falta de uma comunicação eficaz entre seções. Contudo, a experiência foi um grande momento de aprendizagem e serviu, sem dúvida, como uma base sólida de início de carreira nesta área.