Browsing by Author "Pereira, Joyce Liliana Calvinho"
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- Desenvolvimento do pensamento estatístico em crianças de três anosPublication . Pereira, Joyce Liliana Calvinho; Guerreiro, António; Veia, LucianoA matemática assume um papel fundamental na estruturação do pensamento do ser humano assim como desempenha uma importante função para a vida do dia a dia. Dada a sua importância, desde cedo, é relevante estimular competências matemáticas para a criança ser, futuramente, um cidadão matematicamente literato. Neste sentido, trabalhar com as crianças a organização e tratamento de dados (OTD), no domínio da matemática, constitui uma forma de desenvolver uma cidadania informada nas crianças desde o pré-escolar. A organização e tratamento de dados, concretamente, o pensamento estatístico, pressupõe a formulação de questões e conceção do plano, a recolha de dados, a representação e análise de dados e a interpretação dos dados e formulação de conclusões. Nesta perspetiva, os objetivos e questões de pesquisa enquadram-se na recolha de dados, como meio de estimular o reconhecimento individual e coletivo de uma população, e na construção, análise e interpretação de representações tabelares e gráficas no contexto da realidade das crianças. Esta investigação decorreu no contexto de educação pré-escolar, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), no sotavento algarvio. Realizou-se com um grupo de vinte e uma crianças de três anos, de ambos os sexos, e visou o desenvolvimento do pensamento estatístico, entendido como uma forma de estruturar a realidade. Neste estudo, a intervenção educativa consubstanciou-se em três tarefas matemáticas, relacionadas com alimentação, que exploram os diagramas de Venn e de Carroll e um gráfico de barras manipulativo e visual, em 3D. Os dados apontam para a capacidade de as crianças de três anos construírem os diagramas referidos atendendo a categorias simples, disjuntas e complementares. Na construção do gráfico de barras, as crianças manifestaram igualmente alguma capacidade para associar as suas escolhas individuais à construção de uma representação coletiva, neste caso dos frutos preferidos. Os dados apontam igualmente para dificuldades de análise das representações com especial incidência no diagrama de Carroll por ser uma tabela com dupla entrada, ao invés das restantes representações lineares.