Browsing by Author "Peres, Rosa Lima Fernandes"
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- A história das ideias em física no ensino da física: uma abordagem do princípio da conservação da energiaPublication . Peres, Rosa Lima Fernandes; Fonseca, Jesuína; Silva, CarlaO estudo teve como principal objectivo contribuir para a promoção da educação científica, através da elaboração, aplicação e análise de materiais pedagógicos que permitissem avaliar a importância da abordagem dos temas de História da Ciência, particularmente da História da Fisica, na construção de concepções nos alunos do Ensino Secundário sobre a natureza da Ciência. Numa sociedade tecno-cientifica, é fundamental compreender o que é a Ciência para se poder exercer uma cidadania activa e informada. Com vista a atingir o seu principal objectivo, o estudo inclui a partir de uma revisão da literatura cuidada, a criação de dois instrumentos de análise (de materiais pedagógicos e das concepções dos alunos sobre a natureza da Ciência), a criação de materiais curriculares sobre a história da energia, para o ensino da Fisica no 10 ° ano de escolaridade, e o delineamento e realização de um estudo empírico de cariz experimental. Dos materiais curriculares produzidos, um CD, uma peça de teatro e os recursos experimentais, os dois últimos foram utilizados num conjunto de estratégias de ensino integradas numa intervenção com o objectivo de avaliar a sua influência na evolução das concepções dos alunos sobre a natureza da ciência. O estudo empírico de cariz experimental que se realizou evidenciou que o recurso aos temas de História da Física, mais especificamente da energia, e a abordagem explícita aos aspectos da natureza da Ciência, na forma de preparação e montagem de uma peça de teatro, contribuiu para a aquisição de concepções correctas quanto ã natureza do empreendimento científico. A avaliação dos recursos materiais produzidos foi realizada por quatro avaliadores, e mostrou que esses materiais permitem a aplicação de estratégias promotoras de um bom clima de aprendizagem e conducentes ã aquisição de concepções correctas sobre a natureza da Ciência, particularmente da Física, e aquisição de conhecimento nesta área, bem como são, de acordo com os avaliadores, promotores do pensamento científico nos alunos. No corpo da tese encontra-se ainda um texto teórico produzido para professores, alunos e comunidade em geral, com o objectivo de integrar o conhecimento existente no que respeita ao estabelecimento do principio da conservação da energia desde os primeiros tempos até aos nossos dias, com o exemplo concreto da energia nuclear. O texto é assim composto por uma breve História da evolução do conceito de calor até à formulação do principio da conservação da energia e um apanhado historico sobre a importância que este princípio revelou no desenvolvimento da situação específica da Física Nuclear. A dissertação inclui ainda a formulação de conclusões, com explicitação da importância e limitações do estudo, bem como implicações e recomendações para o futuro.