Browsing by Author "Picamilho, Margarida da Silva"
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- Ambientes de brincadeira favoráveis à descoberta das ciências na Educação Pré-EscolarPublication . Picamilho, Margarida da Silva; Coelho, Ana CristinaO presente relatório intitulado Ambientes de brincadeira favoráveis à descoberta das ciências na Educação Pré-Escolar foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, no ano letivo 2021/2022. A investigação decorreu numa instituição de São Bartolomeu de Messines, com um grupo de 11 crianças de 4 e 5 anos, e tinha como principal objetivo saber se o ambiente educativo condiciona o interesse das crianças para a área das ciências e se é favorável à aprendizagem. Abordou-se o assunto recorrendo-se a várias estratégias investigativas, num modelo qualitativo, realçando-se o recurso à prática da metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE), centrada na criança como elemento ativo no processo de ensino e de aprendizagem. As abordagens pedagógicas ocorreram ao longo de 3 etapas, realizadas de forma sequencial. Na primeira etapa identificaram-se os interesses das crianças relativamente a elementos que observavam na natureza; na segunda, criaram-se três áreas de brincadeira na sala de atividades, designadas por: área dos animais, área das plantas e área das rochas; e na terceira, realizaram-se diversas atividades práticas e percecionaram-se os conhecimentos que as crianças tinham desenvolvido ao longo do projeto. As áreas temáticas estiveram disponíveis para exploração por parte das crianças durante quatro dias, e os fatores usados para avaliar a importância que estas áreas tiveram nas brincadeiras das crianças, foram: 1-o tempo despendido em cada área; 2-a frequência de visitas a cada área. De acordo com o tempo que as crianças dedicaram a cada uma das áreas temáticas, nos três momentos de observação efetuados, é possível afirmar que a área dos animais foi a mais eficaz em induzir a vontade de as crianças quererem saber mais. Concluiu-se com este trabalho que o facto de permitirmos às crianças que explorem o ambiente educativo sem condicionalismos e autonomamente, podendo brincar com os materiais disponíveis sem intervenção de um adulto, tem uma forte influência no interesse que demonstram para a aprendizagem das ciências e de outras áreas de conhecimento, em abordagens interdisciplinares. Verificou-se também que a organização dos materiais no ambiente educativo, influencia esse interesse.