Browsing by Author "Reis, Marta Sofia Correia Lopes dos"
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- Aplicação de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão na modalidade de ensino a distância durante a pandemia: desafios e oportunidadesPublication . Reis, Marta Sofia Correia Lopes dos; Borges, Maria LeonorEm plena pandemia, perante o encerramento abrupto das escolas e a consequente suspensão das atividades letivas e não letivas facilmente se percebe que, se existem dificuldades em trabalhar com a generalidade dos alunos, elas ganham maior relevância quando se trata de alunos com necessidade de mobilização de medidas seletivas ou adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão. Esta preocupação motivou a questão de partida deste estudo: que respostas educativas foram dadas pela Educação Especial, durante a pandemia, na modalidade de ensino a distância aos alunos com medidas seletivas e/ou adicionais? Desta questão emergiu o objetivo geral: conhecer a resposta educativa no âmbito da Educação Especial, num Agrupamento de escolas do Algarve. O estudo enquadra-se num paradigma qualitativo, sendo um estudo exploratório na forma de estudo de caso centrado num Agrupamento de escolas do Algarve. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas a seis professores de educação especial, a três técnicas especializadas, à representante da Direção do Agrupamento na equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva e a cinco encarregadas de educação de alunos a usufruírem de medidas seletivas ou adicionais e procedemos, ainda, à análise de documentos do Agrupamento. Este estudo permitiu perceber que durante o ensino a distância são os alunos com medidas adicionais que sofrem mais perdas a nível académico, pessoal e social. A extensão e profundidade desses prejuízos estão diretamente relacionadas com o nível de autonomia do aluno, com as dificuldades individuais, com o acesso e capacidade de utilização de meios digitais e também com as competências familiares. O ensino presencial é a situação preferencial, mas perante circunstancias em que o ensino a distância é uma necessidade, a implementação de planos com características inclusivas contribuem para a mitigação desses impactos negativos.